Moradia para estudantes na França

Após ser aceito em uma instituição de ensino superior, uma das grandes dúvidas do estudante estrangeiro é decidir onde morar. Para obter um alojamento na França, especialmente em Paris, o ideal é dar início ao processo com bastante antecedência.

Diversas opções estão disponíveis ao escolher uma acomodação durante os estudos na França. Você poderá se alojar no setor público ou privado, em uma residência estudantil, em um apartamento (sozinho(a) ou em uma república) ou até mesmo na casa de uma família. Não entre em pânico: vamos lhe auxiliar a entender os diferentes tipos!

De qualquer forma, recomendamos que você inicie a busca o mais rápido possível. Faça uma reserva, mesmo que temporária, para ter um lugar onde colocar as suas malas quando chegar. Dessa forma, você ganhará tempo para procurar com calma por uma acomodação permanente.

Lembre-se também de entrar em contato com sua instituição. Alguns estabelecimentos, como as Grandes Écoles, dispõem de alojamento próprio ou de uma plataforma de pesquisa reservada aos seus alunos.

 

Com exceção do CROUS para alojar de bolsistas do governo francês, o Campus France não tem parceria com outras estruturas de alojamento estudantil que mencionamos neste artigo. Elas são mencionadas apenas como uma indicação para ajudar em sua pesquisa.

Image
ESCOLHA O TIPO DE ACOMODAÇÃO

HOSPEDAGEM EM RESIDÊNCIA ESTUDANTIL OU HOSTEL

Quartos nas cidades universitárias geridas pelo CROUS*

As residências do CROUS são públicas e subsidiadas pelo estado. Esta é a modalidade de moradia mais procurada pelos estudantes, já que apresenta uma série de vantagens: o aluguel é barato (em média, 450 euros em Paris e 350 euros em cidades menores), existe a possibilidade de receber o auxílio-moradia da CAF (Caisse d’Allocations Familiales), são próximas às universidades e a vida estudantil nos alojamentos é rica. O único inconveniente do CROUS? Uma alta demanda e um número limitado de quartos, que infelizmente não atende a todos os estudantes.

*CROUS = Centres régionaux des Œuvres Universitaires et Scolaires

Image
Estudante na residência universitária

Como reservar um quarto numa residência universitária do CROUS?

1.    Para fazer um pedido de reserva de moradia em uma residência universitária gerida pelo CROUS, os estudantes internacionais devem acessar diretamente pela plataforma trouverunlogement.lescrous.fr a partir do dia 9 de julho de 2021. No site, você encontra todas as informações necessárias para escolher a sua residência universitária.

Dicas importantes:

  • Estudantes em programa de mobilidade acadêmica (intercâmbio através da universidade brasileira) ou Erasmus+: é a universidade francesa quem deve, a princípio, efetuar o pedido de alojamento junto ao CROUS.
  • Bolsistas de programas gerenciados pelo Campus France: é o Campus France quem deve efetuar o pedido de alojamento junto ao CROUS.

Nestes dois casos, não é necessário contatar diretamente o CROUS.

2.    Você também pode solicitar informações a sua futura universidade para verificar ela propõe outras soluções de alojamento específicas.

3.    Você pode enfim consultar as ofertas de alojamento disponíveis, incluindo em propriedades privadas, no site Lokaviz.fr, a central de alojamento dos estudantes. A marca "Lokaviz" garante aos estudantes acesso a moradias apropriadas e confiáveis.

Cidade Internacional Universitária de Paris (CIUP)

Situada no 14º arrondissement de Paris, a Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP) é um extenso conjunto de residências universitárias. As residências recebem cerca de 6 mil estudantes, pesquisadores, artistas e atletas de alto nível do mundo inteiro. O aluguel dos quartos varia em função do conforto, idade do residente e duração da estadia.

Para se hospedar lá, você deve estar registrado(a) em um estabelecimento na região de Paris e obter, pelo menos, um diploma de nível Master 1. Saiba mais no site da cidade internacional, na seção Solicitar acomodação.

 

Image
Cité Internationale Universitaire de Paris

Residências estudantis particulares

São uma boa alternativa se você não conseguiu obter um quarto no CROUS. Os preços das residências particulares costumam ser mais altos do que os do CROUS, mas permanecem competitivos no mercado de moradia estudantil. As vantagens serão inúmeras: morar em comunidade, quartos mobiliados, internet, lavanderia, academia, entre outros benefícios.

Para ter uma ideia dos quartos oferecidos pelas residências estudantis particulares, você pode consultar os sites das seguintes organizações: PARMEUXCOLes EstudinesNEXITY StudéaFac-HabitatCardinal CampusNéoresidKleyStudent Factory.

 

Pensionato para estudantes e jovens

Você pode encontrar alojamento em pensionatos (foyer) estudantis ou de jovens. Esse tipo de moradia geralmente tem custos médios, entre os de um quarto em residência universitária e os de uma residência privada para estudantes.

Geridos por associações, por vezes religiosas, os lares oferecem alojamento a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Eles podem ser reservados para homens ou mulheres ou ser mistos. A prioridade é dada a jovens trabalhadores (aprendizes, trabalho-estudo) e estudantes em estágios. Você ainda pode se inscrever mesmo sendo "apenas um estudante". Conte com cerca de 600 euros em Paris e 400 euros em outras regiões. Alguns hostels oferecem meia pensão.

MORADIA EM RESIDÊNCIA PRIVADA

Muitas residências privadas aceitam estudantes estrangeiros. O valor do aluguel de um quarto ou apartamento é geralmente mais elevado, se comparado com as residências universitárias do CROUS, devido aos serviços coletivos incluídos na locação: lavanderia, internet, academia, entre outros.

Alguns estudantes optam por morar sozinhos em um estúdio. Os preços são os do mercado imobiliário: contam pelo menos 800 euros em Paris e 400 euros nas outras regiões.

Para encontrar anúncios de apartamentos oferecidos por agências imobiliárias, você pode consultar os sites Se Loger ou, apenas para Paris, LodgisPara alugar um apartamento sem passar por uma agência, consulte os anúncios nos sites De Particulier à Particulier ou Le Bon Coin .

Muitos estudantes optam por alugar apartamentos maiores divididos com várias pessoas. Isto torna possível partilhar a renda e custos com energia, gás e assinatura de internet/telefone.

Você encontrará anúncios de companheiros de quarto nos sites Living Franceappartagerroomlalaimmojeune ou no mapa de companheiros de quarto.

Hospedagem em casa de família

A residência em uma casa de família é uma opção de hospedagem prática e econômica, além de ideal para a prática do francês. Na maioria dos casos, envolve a ocupação de um quarto individual em uma casa ou apartamento.

Algumas famílias oferecem alojamento em troca de serviços. O aluguel é baixo, por vezes até gratuito, porém, você deverá realizar algumas tarefas domésticas como o cuidado de crianças, entre outras.

Para obter informações, você pode consultar os sites CoHomly. Para Paris, utilize o France Stay .

O alojamento intergeracional promove o aluguel de quarto na casa de idosos, por um valor reduzido. Entretanto, existe a condição de fazer companhia a seu anfitrião(ã) por algumas horas durante a semana.

Para mais informações, consulte o site da associação Ensemble 2 gerações e o da rede CoSI (Cohabitation Solidaire Intergénérationnelle).

Image
PLANEJE-SE PARA INICIAR A BUSCA

Crie um arquivo

A lista de documentos pode variar de acordo com o tipo de alojamento e os requisitos do proprietário, mas no geral, esteja preparado(a) para fornecer cópias dos seguintes documentos:
 

  • Seu documento de identidade;
  • Sua autorização de residência (VLS-TS, autorização de residência) se você veio para a França com um visto;
  • Seu cartão de estudante ou certificado escolar para o ano atual;
  • Uma carta do seu fiador.

COMO ENCONTRAR UM FIADOR?

O fiador é quem dá a garantia do seu contrato, ou seja, a pessoa que se responsabiliza por arcar com as despesas do aluguel, caso você fique inadimplente. Na França, um fiador é quase sempre exigido a pessoas que desejam alugar um apartamento, sejam elas estrangeiras ou francesas.

O seu fiador deve ser francês. Caso não tenha fiador, há outras soluções disponíveis por meio do VISALE, uma caução gratuita em caso de aluguel de apartamento ou quarto em residência universitária.

 

VISALE

ENTENDA OS CLASSIFICADOS

número de quartos indicado nos classificados corresponde ao número de cômodos (quartos, sala de estar, sala de jantar), não incluindo cozinha, banheiro ou corredores. Por exemplo: « deux pièces » significa que a acomodação será composta por um quarto e uma sala de estar, além de uma cozinha e um banheiro.

Para ajudar, aqui estão os nomes e abreviações mais comuns :

  • Studio: quarto individual com uma cozinha
  • T2 ou F2: apartamento de dois cômodos
  • T3 ou F3: apartamento de três cômodos
  • SdB: « salle de bains »; banheiro (com banheira)
  • Salle d'eau: banheiro (com chuveiro)
  • Appt: apartamento
  • RdC: Térreo
  • Asc. : elevador
  • TBE: em bom estado
  • CC: taxas inclusas. Custospara a manutenção do edifício e dos serviços comuns a todos os seus moradores (limpeza das áreas comuns, recolha do lixo, etc.)

COMECE A SUA PESQUISA

Aqui está uma lista de alojamentosdependendo da duração da estadia que está a planejar: alguns dias, uma semana, vários meses ou todo o ano.

Image
Lista de acomodações

Nossas recomendações:

  • Não espere chegar na França para procurar hospedagem. Faça o seu pedido a distância, seja para obter uma vaga em residência do CROUS, em pensionato ou em residência privada.
  • Em geral, fique atento e verifique a integridade da instituição que lhe oferece alojamento. Nunca envie dinheiro a distância sem antes haver assinado um contrato de locação ou entrado em contato direto com uma instituição.
  • De início, não hesite em reservar uma hospedagem por um curto período. A partir daí você poderá se ambientar na nova cidade e procurar uma residência definitiva in loco.
  • Pode ser difícil encontrar um lugar para morar, especialmente em Paris. Não deixe de realizar vários pedidos de alojamento para aumentar as suas chances de encontrar uma opção o quanto antes.
  • Procure sempre alugar imóveis mobiliados. Isso evitará taxas e despesas que envolvam a mobília de um quarto ou apartamento, principalmente se pretende morar na França por um período curto.

Suspeite de aluguéis muito baixos. Em Paris, calcule 400 euros para moradia estudantil na cité U (cidade universitária) e até 800 euros para moradia privada. Nas outras cidades, você pode encontrar valores mais baixos.  

Image
prédios franceses
BEM-VINDO(A) À SUA CASA

VOCÊ ENCONTROU UMA MORADIA ESTUDANTIL

O seu dossiê foi aceito. Antes de receber as chaves e verificar o alojamento, você terá que assinar o contrato de locação da sua residência. Um depósito caução costuma ser exigido no momento da assinatura e corresponde geralmente ao valor de um mês de aluguel. Esse valor é reembolsado ao fim do contrato, embora despesas relacionadas às condições do imóvel devolvido podem ser deduzidas.

Antes de se mudar, você deve obrigatoriamente assinar um seguro residencial, o que pode ser feito pela internet. Caso a eletricidade ou o gás seja da sua responsabilidade, entre em contato com o operador desses serviços para assinar o contrato.

Dois dispositivos de financiamento para todos

Na França, existem dois dispositivos de auxílio financeiro mensal para a moradia, destinados a estudantes de todas as nacionalidades: a Allocation de Logement (Auxílio-Alojamento) e a APL (Ajuda Personalizada à Moradia).

O montante é definido em função da renda do estudante, do tipo de alojamento e do valor do aluguel. Esses auxílios são atribuídos pelas Caisses d'Allocation Familiale (CAF) para estudantes legalmente residentes na França e regularmente inscritos em uma instituição de ensino superior. No site da CAF, você poderá simular o cálculo do valor estimado do seu auxílio mensal de moradia.

Atenção

Se você pretende ficar na França por até seis meses, terá um visto com a menção “Dispense temporaire de titre de séjour”, que não permite ao estudante solicitar o auxílio-moradia da CAF.

DICIONÁRIO DA MORADIA ESTUDANTIL

  • Contrat de location, ou bail: documento contratual que estabelece as responsabilidades do locador e do locatário.
  • Caution solidaire ou garant (fiador): pessoa física que se responsabiliza pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência do locatário.
  • Dépôt de garantie (caução): valor solicitado no início da ocupação do imóvel para cobrir possíveis deteriorações. É inicialmente reembolsável, sob condição.
  • Quittance de loyer: recibo de valores cobertos pelo locatário; deve incluir aluguel e taxas adicionais separadamente.
  • Assurance habitation (seguro residencial): contrato de seguro que garante a sua responsabilidade civil e cobre casos de danos por água, incêndio, roubo, entre outros.
  • Caisse d’allocations familiales (CAF): órgão público que pode prestar auxílio financeiro para o pagamento do seu aluguel.
  • Taxe d’habitation (imposto de residência): imposto pago pelo locatário que ocupa residência no dia 1° de janeiro do ano referido. O valor varia segundo a condição da residência e a área do imóvel.
  • Préavis: aviso de tempo que o locatário tem para deixar a residência. Costuma ser de um mês para aluguel de imóvel mobiliado e de três meses para imóvel sem mobília, exceto em grandes cidades ou zonas tensas.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir