Saiba onde se hospedar na França

Após ser aceito em uma instituição de ensino superior, uma das grandes dúvidas do estudante estrangeiro é decidir onde morar. Para obter um alojamento na França, especialmente em Paris, o ideal é dar início ao processo com bastante antecedência, geralmente entre janeiro e abril. O Campus France aconselha os estudantes estrangeiros a optarem por outras cidades, onde a acomodação é mais diversificada e, geralmente, mais barata.

Fichas Campus France sobre acomodação (em francês): Acesse!

Residências Universitárias
O CNOUS (Centre National des Oeuvres Universitaires et Scolaires) administra mais de 500 residências universitárias em toda a França, entre quartos, estúdios e apartamentos HLM (habitations à loyer moderé) para jovens casais. A obtenção de um alojamento não é automática e depende do número de vagas disponíveis. Em geral, a prioridade é dada aos estudantes bolsistas do Governo francês em pós-graduação. 

Para conseguir uma vaga em uma residência universitária, você deve contatar o serviço regional de alojamento da sua cidade de destino, o CROUS (Centre Régional des Oeuvres Universitaires et Scolaires).

Na Cidade Internacional Universitária de Paris o procedimento é diferente; a candidatura é realizada diretamente na Maison du Brésil. Lembramos que é dada prioridade aos bolsistas brasileiros (CAPES e CNPq) e aos estudantes de pós-graduação.

Residências privadas
As residências privadas também são uma opção. Apesar do custo elevado, elas estão instaladas em imóveis de construção recente e oferecem um grande número de serviços. Consulte os anúncios nos endereços abaixo:

O OSE (Office de Services Etudiants) propõe duas formas de locação nas grandes cidades universitárias: ofertas particulares e residências para estudantes. Na parte de ofertas particulares, são oferecidos alojamentos em estúdios de dois cômodos, bem como quartos em casas de família e apartamentos para dividir com outros estudantes.

Residências em casa de família
Este tipo de residência é mais indicado para estadias de curta duração. Famílias francesas alugam quartos mobiliados a custos que podem variar de 800 a 1100 € por mês em Paris. No interior da França, o preço é bem inferior, podendo cair pela metade.

Acomodação na casa de idosos
Saiba mais no site: Le PariSolidaire.

Compartilhar uma locação via web
Dividir a locação é uma solução que atrai cada vez mais os estudantes. Na internet, é possível encontrar ofertas de vaga e pedidos de alojamento:

  • Location-etudiant;
  • Appartager;
  • Adele;
  • Capcampus: além da oferta de vagas, oferece outras informações sobre a vida estudantil na França;
  • CROUS de Créteil: criado pelo CROUS de Créteil, fornece informações práticas como o que fazer para obter alojamento, auxílio financeiro, bolsa de estudo, etc.

Locações particulares
É possível alugar pequenos apartamentos em toda a França, mas para isso o estudante estrangeiro precisa - além dos documentos normalmente solicitados para a locação - apresentar um fiador (uma pessoa francesa que se responsabilize por sua locação) ou, em outros casos, um depósito no valor correspondente a, no mínimo, um mês de aluguel. Seguem algumas opções de sites para consultar anúncios imobiliários:

Caso o estudante não consiga assumir o valor do depósito, ele poderá obter auxílio junto à l'Action Logement (Loca-Pass), que fará o papel do fiador e o ajudará com o pagamento do valor da caução.

Outra opção para estudantes é a CLÉ (Caution Locative Étudiante), uma caução oferecida pelo Estado francês. Consulte mais informações na nossa página sobre caução locatícia.

Prefeituras
Nos sites das prefeituras, você também pode obter dicas sobre onde encontrar alojamento, além de saber um pouco mais a respeito da cidade onde irá morar. 

Centros de Informação para a Juventude
Os Centros de Informação para a Juventude disponibilizam dados para auxiliar os estudantes quanto aos alojamentos, estágios, questões de saúde, transporte, viagens, entre outros.

Morar em Paris
A oferta de acomodação em Paris, além de particularmente cara, é bastante restrita. Por isso, inicie antecipadamente suas pesquisas. Veja:

  • ATOME Paris: oferece um serviço de acomodação de estudantes estrangeiros em casas de famílias residentes em Paris;
  • Acesse também a área de informações práticas do Étudiant de Paris.

Dois dispositivos de financiamento para todos
Na França, existem dois dispositivos de auxílio financeiro mensal para a moradia, destinados a estudantes de todas as nacionalidades: a Allocation de Logement (Auxílio-Alojamento) e a APL (Ajuda Personalizada à Moradia).
O montante é definido em função da renda do estudante, do tipo de alojamento e do valor do aluguel. Esses auxílios são atribuídos pelas Caisses d'Allocation Familiale (CAF) para estudantes legalmente residentes na França e regularmente inscritos em uma instituição de ensino superior. No site da CAF, você poderá simular o cálculo do valor estimado do seu auxílio mensal de moradia.

Se você pretende ficar na França por até seis meses, terá um visto com a menção “Dispense temporaire de titre de séjour”, que não permite ao estudante solicitar o auxílio-moradia da CAF. Para mais informações, acesse: Quem precisa de visto de estudante?