Assistência médica e seguros

O seguro social permite que os estudantes estrangeiros sejam beneficiados por uma cobertura social durante seus estudos na França. O seguro costuma reembolsar uma parte das despesas de saúde e, para aumentar a quantia do reembolso, o estudante pode se inscrever em uma “complémentaire santé” ou em uma “mutuelle”.

COMO CONSULTAR UM MÉDICO?

Nas próprias universidades existe um serviço de saúde chamado Service universitaire de médecine préventive et de promotion de la santé (SUMPPS). Algumas consultas são gratuitas, especialmente para contracepção, exames, vacinação, nutrição ou acompanhamento psicológico.

Você pode também encontrar um médico e agendar uma consulta através do site doctolib.fr

Image
Médicos na França

Caso você possua dúvidas sobre sexualidade, relações sexuais ou métodos contraceptivos, dirija-se ao Planning Familial, associação que oferece consultas gratuitas e confidenciais. As mulheres podem obter prescrição de um método contraceptivo que lhes convenha e obter pílula do dia seguinte, em caso de necessidade. O Planning Familial possui postos espalhados por toda a França.

Aqui estão alguns telefones de emergência:
 

  • 112 é o número europeu de urgências
  • 15 é o número do SAMU (Service d’Aide Médicale Urgente)
  • 18 é o número dos bombeiros
  • 3624 é o número de urgência para que um médico se desloque até você, caso você esteja incapaz de se locomover. Este um serviço disponível todos os dias, 24 horas.

COMO POSSUIR COBERTURA SOCIAL?

A securité sociale na França é correspondente ao INSS no Brasil. Desde junho de 2018, está acontecendo uma reforma no sistema de proteção social estudante. O objetivo dessa mudança é que não haja mais uma securité sociale específica para estudantes, mas sim um único tipo de securité, válida para todos aqueles que habitam em solo francês.

Para entender melhor como proceder para solicitar a securité sociale, verifique em quais dos casos abaixo você se enquadra:

Você é um estudante europeu

Você não precisa para resolver nenhuma burocracia se você possui uma carteira europeia de seguro saúde (CEAM): você continuará a utilizá-la para ter acesso ao sistema de saúde francês. Portanto, se você possui nacionalidade de um país pertencente à União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, e possui essa carteira, você está assegurado, independentemente da data em que seus estudos na França irão começar.

Você é um estudante não-europeu com nacionalidade europeia

Se você tem nacionalidade europeia, mas não possui a carteira europeia de seguro saúde, é recomendado que, antes de partir para a França, você contrate um seguro viagem para cobrir eventuais despesas médicas durante seus primeiros meses em solo francês. Você também pode contratar uma seguradora particular e, caso queira se beneficiar da securité sociale, você deve se inscrever no site etudiant-etranger.ameli.fr e anexar os documentos solicitados, dentre os quais:

  • documento de identidade (de preferência um passaporte)
  • comprovante de inscrição em um estabelecimento de ensino superior no ano letivo em vigência
  • relevé d’identité bancaire (RIB), obrigatório, e que deve ser obtido no banco em que você abrir sua conta em solo francês
  • uma cópia da certidão de nascimento/ casamento
  • um formulário preenchido pelo organismo de proteção social do seu país de residência disponível no site www.ameli.fr
  • comprovantes de renda

Você é um estudante não-europeu e iniciará seus estudos na França em 2018 ou mais tarde

Você poderá se beneficiar do seguro social francês com qualquer tipo de visto de estudante, seja o VLS-TS (Visa long séjour valant titre de séjour) ou o VLS-T (Visa long séjour temporaire). Para obter o benefício, você deve:

  1. Fazer sua inscrição em um estabelecimento de ensino superior francês
  2. Validar seu visto em solo francês (no caso do VLS-TS)

Depois disso, você deve se inscrever no regime geral de seguro social francês. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site de seguro saúde dedicado a estudantes estrangeiros, disponível em francês ou inglês: www.etudiant-etranger.ameli.fr. Os documentos necessários serão:

  • passaporte com visto validado pela OFII (no caso de vistos VLS-TS)
  • comprovante de inscrição em um estabelecimento de ensino superior no ano letivo em vigência
  • relevé d’identité bancaire (RIB), obrigatório, e que deve ser obtido no banco em que você abrir sua conta em solo francês
  • uma cópia da certidão de nascimento/casamento
  • comprovantes de renda

Se preferir, você também pode contratar uma seguradora particular.

IMPORTANTE: Para cobrir o período entre a data da viagem para a França e a inscrição na sécurité sociale, todos os estudantes devem, independentemente de idade ou tipo de curso que irão realizar, contratar um seguro privado de viagem (cobertura mínima de 30 mil euros).

Nossos conselhos

Existem alguns acordos entre o seguro saúde francês e o seguro saúde de outros países. Para mais informações, consulte a lista dos países integrantes

COMO TER SUAS DESPESAS MÉDICAS REEMBOLSADAS?

É o seguro social e a mutuelle (se você possuir uma) que reembolsarão suas despesas, parcial ou integralmente. Para acompanhar seus reembolsos e obter informações, crie uma conta em ameli.fr

COMO SE INSCREVER EM UMA MUTUELLE?

Inscrever-se em uma mutuelle é opcional, mas fortemente recomendado. Cabe a você, estudante, realizar os trâmites necessários. Solicite um orçamento e compare as ofertas. Você pode fazê-lo junto a:

  • diferentes mutuelles
  • companhias de seguro
  • bancos

Nossos conselhos

Certifique-se de que sua mutuelle de escolha oferece uma responsabilité civile válida para sua vida privada e sua vida estudantil. Assim você está assegurado em seu local de estudos e em seu estágio.  

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir