O visto de estudante destina-se aos estudantes que realizarão cursos de duração superior a 90 dias

Independentemente do tipo de curso, para todos aqueles que desejam estudar na França para períodos superiores a 90 dias é obrigatória a solicitação de um visto.

É preciso esclarecer que existem categorias de visto diferentes, inclusive para períodos de estudos. Sendo assim, a categoria de visto mais adequada dependerá do tipo de projeto de estudos e instituição, além da duração da formação.

Alguns cursos ou escolas podem não conceder direito a um visto de estudante. Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe para obter informações.

É indispensável fazer a solicitação do visto mais adequado porque não é possível modificar a categoria posteriormente.

Verifique abaixo as categorias de visto possíveis para estudos na França que exigem o cumprimento do procedimento pré-consular Campus France:

ESTUDANTE: O consulado decidirá entre as possibilidades a seguir:

  • Visto de longa permanência VLS-TS ETUDIANT AUTORISE TRAVAIL LIMITE 60% DUREE LEGALE é emitido juntamente com o formulário de 'Demande d'attestation OFII'. Esse visto deve ser validado pelo 'Office Français de l'Immigration et de l'Intégration’ nos 3 primeiros meses após a chegada na França e pode ser renovado na França. Normalmente emitido para estudos universitários superiores a 1 ano.
  • Visto de permanência temporária menção LONG SEJOUR TEMPORAIRE para essa categoria de visto, que pode ser concedido para diversos tipos de curso, não é necessário solicitar ‘carte de séjour’ ou comparecer ao ‘OFII - Office Français de l'Immigration et de l'Intégration’ no momento da chegada na França. A duração da permanência na França é limitada à validade do visto. Esta categoria de visto não permite solicitar uma autorização temporária de trabalho e não dá acesso a determinados benefícios, tais como a CAF ou CMU. 

CONCURSO: O visto CONCOURS é emitido para os estudantes cuja inscrição definitiva em uma instituição de ensino superior francês é condicionada à aprovação em um concurso de entrada ou entrevista de admissão. Em caso de aprovação no concurso e admissão na instituição de ensino, é possível solicitar a ‘carte de séjour étudiant’ diretamente na França. Essa solicitação será avaliada mediante a apresentação de comprovantes de convocação, resultados do concurso e autorização de inscrição entre outros.

ESTUDANTE-ESTAGIÁRIO: Visto de longa permanência STAGIAIRE é emitido para o estudante que efetuará um estágio de formação, com uma convenção de estágio tripartite (estudante, IES brasileira e empresa/laboratório francês) validado pela Préfecture (DIRECCTE) na França.

AU PAIR: Visto de longa permanência AU PAIR é emitido para o estudante que será recebido na casa de uma família francesa por um período pré-determinado com um ‘Accord de Placement Au Pair’ assinado pelas partes envolvidas e validado pela Préfecture (DIRECCTE) na França, além da carta de pré-inscrição no curso de francês (com carga horária mínima de 10 horas por semana). 

Eventualmente, um curso de francês ou períodos de estudos no contexto de um doutorado poderão ter a atribuição de outro tipo de visto.

Verifique abaixo as categorias de visto que estão dispensadas do procedimento pré-consular Campus France:

MENOR ESCOLARIZADO E DESACOMPANHADO: O visto de longa permanência MINEUR SCOLARISÉ é emitido para menores de 18 anos até a data de entrada na França para cursos de ensino médio ou ensino superior. Caso sejam emancipados ou estejam prestes a fazer 18 anos, favor consultar os consulados franceses no Brasil sobre o tipo de visto a solicitar.

VISITANTE: O consulado decidirá entre as possibilidades a seguir:

  • Visto de longa permanência VISITEUR VLS-TS é emitido geralmente para cônjuges de estudante, cursos livres ou cursos de francês sem fins acadêmicos e/ou profissionais (além de outras categorias) juntamente com o formulário de 'Demande d'attestation OFII'. Esse visto deve ser validado pelo 'Office Français de l'Immigration et de l'Intégration’ nos primeiros três meses após a chegada na França. Esta categoria de visto não permite trabalhar na França.
  • Visto de permanência temporária menção LONG SEJOUR TEMPORAIRE para essa categoria de visto, que pode ser concedido para cursos livres ou cursos de francês sem fins acadêmicos e/ou profissionais, não é necessário solicitar ‘carte de séjour’ ou comparecer ao ‘OFII - Office Français de l'Immigration et de l'Intégration’ no momento da chegada na França. A duração da permanência na França é limitada à validade do visto. Esta categoria de visto não permite trabalhar na França.

CIENTÍFICO: Visto de longa permanência PASSEPORT TALENT é emitido para todo doutorando, pós-doutorando, professor ou pesquisador que tenham uma ‘Convention d’Accueil’ emitida por um organismo de pesquisa francês e validada pela Préfecture. Os doutorandos inscritos em uma universidade francesa sem o documento poderão, eventualmente, solicitar o visto de estudante.

Atenção:

Não são concedidos vistos para estudantes inscritos em cursos de duração inferior a 90 dias. 

Brasileiros que permanecerão na França por um período máximo de 90 dias não precisam de visto: viajam na condição de turista.

Não é possível solicitar um visto na França.

Brasileiros que possuem passaporte europeu. Todos os cidadãos do Espaço Econômico Europeu (EEE) e suíços, beneficiam-se da livre circulação como estudantes e, portanto, não precisam de visto. Mais informações no site Service Public http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F21841.xhtml