O visto de estudante destina-se aos estudantes que realizarão cursos de duração superior a 90 dias

Os estudantes brasileiros* inscritos em cursos de duração superior a 90 dias devem solicitar um visto de categoria “étudiant” para estudar na França.

O curso a ser realizado pode ser um intercâmbio acadêmico resultante de um acordo previamente firmado entre uma instituição brasileira e uma universidade/escola francesa ou uma formação superior ministrada por uma instituição de ensino francesa reconhecida pelo Ministério francês da Educação. Um curso de francês oferecido por uma escola reconhecida pelo Ministério francês da Educação, poderá também constituir um pedido de visto estudante.

Eventualmente, um curso de francês ou períodos de estudos no contexto de um doutorado poderão ter a atribuição de outro tipo de visto.

Não são concedidos vistos para estudantes inscritos em cursos de duração inferior a 90 dias. 

Brasileiros que permanecerão na França por um período máximo de 90 dias não precisam de visto: viajam na condição de turista.

Não é possível solicitar um visto na França.
 

Atenção aos 2 casos abaixo de vistos que NÃO são de estudante:

1. Pós-doutorandos devem solicitar um visto de pesquisador (visa scientifique) e estão dispensados do procedimento Campus France. Consulte nos sites dos consulados franceses no Brasil as exigências para a emissão dessa categoria de visto.

2. Menores de idade devem solicitar um visto de categoria "menor escolarizado" e estão dispensados do procedimento Campus France. Caso sejam emancipados ou estejam prestes a fazer 18 anos, favor consultar os consulados franceses no Brasil sobre o tipo de visto a solicitar.

* Brasileiros que possuem passaporte europeu. Todos os cidadãos do Espaço Econômico Europeu (EEE) e suíços, beneficiam-se da livre circulação como estudantes e, portanto, não precisam de visto. Mais informações no site Service Public http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F21841.xhtml