O procedimento pré-consular Campus France é obrigatório antes do pedido de visto de estudante

Antes de dar entrada em um pedido de visto de estudante junto ao Consulado, o estudante deve cumprir as etapas pré-consulares do procedimento Campus France. Nenhum pedido de visto será tratado pelo Consulado sem que antes o estudante tenha finalizado completamente seu dossiê junto ao CampusFrance.

Esse procedimento pré-consular destina-se única e exclusivamente a um pedido de visto de categoria “étudiant”. Solicitantes de outras categorias de visto devem se dirigir diretamente ao consulado. Para verificar outras categorias de visto possíveis para períodos de estudo, acesse aqui. 

O procedimento pré-consular Campus France é composto das etapas seguintes:

  1. Criação de seu dossiê no site Campus France Brasil
  2. Preenchimento do formulário online Campus France
  3. Pagamento da taxa administrativa Campus France
  4. Agendamento de sua entrevista pré-consular Campus France*

 * algumas categorias de estudantes estão dispensadas de realizar a entrevista pré-consular CampusFrance. Esse é o caso de todos os doutorandos e de todos os estudantes em intercâmbio acadêmico. A lista completa dos casos de dispensa pode ser consultada na página Estudantes já admitidos/inscritos.

O cumprimento das etapas do procedimento Campus France não implica necessariamente na concessão do visto, sendo essa decisão de total autonomia consular.

Sobre os prazos

O estudante que realiza candidaturas para instituições de ensino superior via Campus France já cumpre as etapas pré-consulares durante o procedimento de candidatura. Ele inicia esse processo vários meses antes da obtenção do visto.

Nas candidaturas realizadas diretamente com as instituições, recomenda-se que o estudante inicie seu procedimento pré-consular Campus France pelo menos três meses antes de sua viagem.

O tempo de cumprimento de todas as etapas do procedimento Campus France deve ser gerenciado por cada estudante. O Campus France Brasil não se responsabiliza por eventuais atrasos de solicitação de visto de estudante devido ao não cumprimento das etapas no prazo sugerido.

Após cumpridas todas as etapas do procedimento Campus France, o estudante será então orientado a pedir seu visto de estudante junto a um dos três consulados da França no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. O visto não pode ser requisitado com muita antecedência. É recomendado solicitá-lo em torno de um mês e meio antes do início das aulas na França.

A escolha do consulado está vinculada ao local de residência do solicitante do visto (ver abaixo “Mapa das circunscrições consulares”).

Os pedidos de visto junto aos consulados devem ser feitos pessoalmente e a entrega da documentação consular é realizada unicamente mediante agendamento prévio. As orientações de agendamento devem ser consultadas nos sites de cada consulado.

No dia previamente agendado, o solicitante deverá entregar a documentação consular (consultar site do consulado), além de realizar a coleta dos dados biométricos (registro digital da fotografia e das impressões digitais). A solicitação do visto requer o comparecimento no serviço de vistos nos consulados, não podendo ser realizada por procuração.

Mapa das circunscrições consulares

Prazos de emissão de visto

O prazo de concessão de um visto de estudante é de 10 a 15 dias úteis a partir da data do comparecimento no consulado. O interessado deve iniciar o procedimento pré-consular CampusFrance com bastante antecedência para que, em seguida, tenha tempo hábil para agendar seu pedido de visto no Consulado da França.

Atenção: os agendamentos nos Consulados da França no Brasil são muito concorridos no período de junho a setembro.

Para mais informações

Acesse os sites dos consulados gerais da França no Brasil:

Observação: residentes no estado de Minas Gerais deverão passar pelo consulado honorário da França em Belo Horizonte antes de agendar o pedido de visto no Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.