Bolsa de pós-graduação M2: aberto edital 2024

Bolsa é aberta a todas as áreas de conhecimento; inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio de 2024.

RETIFICAÇÃO EDITAL: 12/01/2024

A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Master, abre inscrições para bolsa parcial voltada aos estudantes de nacionalidade brasileira atualmente residentes no Brasil e já admitidos no segundo ano do Master (M2).

A bolsa é válida por um período de 10 meses, de 2 de setembro de 2024 a 30 de junho de 2025, para aqueles admitidos em estabelecimentos públicos(*) de ensino superior no ano acadêmico 2024-2025. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de não terem completado 35 anos de idade até o dia 2 de setembro de 2024.

Benefícios

Os contemplados contarão com os seguintes benefícios:

  • status de bolsista do governo francês (BGF);
  • isenção da taxa administrativa do processo pré-consular Campus France Brasil (se ainda não concluído após resultado da bolsa);
  • isenção da taxa de visto estudante junto ao Consulado da circunscrição (se ainda não concluído após resultado da bolsa);
  • isenção das taxas de inscrição para a formação do Master 2 em um estabelecimento público de ensino superior e pesquisa que pratique os valores de formação nacionais previsto no Decreto nº 2019-344 e dentro dos critérios do artigo R719-49 do Código de Educação nas instituições sob tutela do Ministério das Relações Exteriores (importante verificar se a formação escolhida se enquadra nessas condições);
  • apoio financeiro no valor de 470 euros por mês durante 10 meses da contemplação;
  • pagamento da cobertura da previdência social e da “mutuelle étudiant” na França durante a estadia;
  • ajuda na localização de moradia, se solicitado pelo bolsista contemplado;
  • acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais (exposições, shows, fins de semana e estadias culturais etc.);
  • acompanhamento pedagógico e administrativo do bolsista;
  • filiação à rede France Alumni Brasil. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

A gestão dos benefícios será realizada pela agência francesa Campus France Paris.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como por exemplo a Bolsa Eiffel.  

Candidaturas

As candidaturas podem ser enviadas até o dia 31 de maio de 2024 às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente por meio do link disponível no edital. Todos os pré-requisitos, lista de documentos e demais informações estão disponíveis no documento.

As bolsas serão concedidas sob os critérios de excelência acadêmica e consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato. Os resultados serão divulgados no dia 12 de junho de 2024.

Todas as dúvidas podem ser enviadas por e-mail: bolsam2@campusfrancebrasil.com.br ou consultadas na FAQ.

Calendário

  • Data de encerramento das inscrições: sexta-feira, 31 de maio de 2024 - 23h59 (horário de Brasília)
  • Divulgação dos resultados: 12 de junho 2024
  • Período de financiamento: de setembro 2024 a junho 2025

 

(*) Admissão em  formação de Master 2 em um estabelecimento público de ensino superior e pesquisa que pratique os valores de formação nacionais previsto no Decreto nº 2019-344 e dentro dos critérios do artigo R719-49 do Código de Educação nas instituições sob tutela do Ministério das Relações Exteriores (importante verificar se a formação escolhida se enquadra nessas condições)

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 20/12/2023 à 13:37*
Atualizado em 12/01/2024 à 17:15*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités