Bolsa Guatá 2024: inscrições abertas

Estudantes, Pesquisadores

Você sabia que na língua Tupi-Guarani, “Guatá” significa caminhar?

A inclusão de estudantes indígenas brasileiros no ensino superior também envolve o acesso à mobilidade internacional. Nessa perspectiva, o governo francês, por meio da Embaixada da França no Brasil, renova o edital de bolsa de mobilidade "Guatá" para o nível de Doutorado na França para o ano letivo 2024-2025.

As bolsas podem ter duração de 6 a 11 meses e são destinadas exclusivamente a estudantes indígenas brasileiros.

Este ano o programa ampliou a lista de parceiros para 11 universidades brasileiras: Unicamp, UnB, UFSCAR, UEA, UFGD, UFSC, UFPE, UFRR, UFF, UFMG e USP. Os candidatos deverão estar inscritos e cursando o primeiro, segundo ou terceiro ano de doutorado em uma das universidades parceiras no ano de 2024.

Um dos objetivos dessa bolsa de estudos é fortalecer a dimensão internacional dos estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa franceses e contribuir para a diversidade de perfis de estudantes internacionais.

Benefícios

Os(as) doutorandos(as) selecionados serão beneficiados(as) com o status de bolsista do governo francês (BGF), tendo direito aos seguintes benefícios:

  • Status de bolsista do governo francês (BGF);
  • Procedimento pré-consular gratuito “Estudos na França” com o Campus France Brasil;
  • Visto gratuito junto ao Consulado da circunscrição;
  • Taxas de inscrição gratuitas para o doutorado em uma instituição pública francesa de ensino superior e pesquisa que pratica uma isenção na acepção do Decreto nº 2019-344 e na acepção do artigo R719-49 do Código de Educação em estabelecimentos sob tutela do ministère de l’Enseignement Supérieur, de la Recherche et de l’Innovation;
  • Cobertura da previdência social na França desde a chegada à França durante os três primeiros três meses. Será de responsabilidade do bolsista tomar as medidas necessárias para se registrar no sistema de previdência social francês. Assim que esse registro for obtido, o bolsista deverá fornecer ao Campus France seu certificado de direito para beneficiar do seguro adicional estabelecido pelo Campus France.
  • Ajuda para encontrar alojamento (em residências universitárias administradas pelo CROUS) em toda a França, onde os custos de alojamento são reduzidos (cujo aluguel fica por conta do bolsista). Os candidatos devem solicitar essa assistência ao Campus France dentro do prazo de 15 de junho de 2024. Nota: A obtenção da bolsa não garante uma acomodação.
  • Passagem aérea ida e volta Brasil/França (datas definidas de acordo com o calendário do curso universitário escolhido)
  • O valor mensal da bolsa é de 1 704 euros para um estudante de doutorado por um período de 6 a 11 meses consecutivos;
  • Acesso à um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais (exposições, concertos, fins de semana e estadias de descoberta etc.).
  • Apoio administrativo e pedagógico ao estudante bolsista;
  • Possibilidade de se afiliar na rede France Alumni.

Candidaturas

A primeira fase das candidaturas ocorrerá por meio do preenchimento do formulário disponível em edital até a data de limite de 31 de março de 2024 – 23h59 (horário de Brasília):

Acesse, abaixo, o edital em francês ou português e confira os critérios de elegibilidade, lista de documentos e link de inscrição.

Calendário

  • Encerramento da 1ª fase de inscrições: 31 de março de 2024 – 23h59 (horário de Brasília)
  • Fase de entrevistas:  de 1º de abril a 10 de abril de 2024.
  • Envio pelos candidatos pré-selecionados do comprovante de aceitação em uma universidade francesa: até quarta-feira, 15 de maio de 2024
  • Divulgação dos resultados: sexta-feira, 17 de maio de 2024.

Crédito de imagem: A arte é da Nath Cordeiro, estudante indígena de arquitetura da Unicamp.

Dúvidas?

Escreva para: bolsaguata@campusfrancebrasil.com.br

Acesse a FAQ.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 20/12/2023 à 14:03*
Atualizado em 15/01/2024 à 14:19*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités