Bolsas de estudos para estrangeiros

Estudantes, Pesquisadores

As instituições públicas francesas e o programa Erasmus+ oferecem diversas bolsas a estudantes estrangeiros para ajudá-los a financiar seus estudos na França e na Europa.

CAMPUS BOURSES: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA BUSCAR UM FINANCIAMENTO

A plataforma Campus Bourses reúne um catálogo com todos os auxílios oferecidos pelos governos (francês e estrangeiros), empresas, fundações e estabelecimentos de ensino superior. Faça a sua pesquisa usando os filtros de nacionalidade, domínio de estudos e nível de estudos, disponíveis na plataforma, para encontrar quais financiamentos correspondem ao seu perfil.

BOLSAS DO MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES

O Ministério Francês de Relações Exteriores oferece diversas bolsas a estudantes estrangeiros. Destas, 25% são financiadas diretamente pelo ministério, como é o caso dos programas Eiffel (para formações de nível Master ou Doutorado) e Major (destinado aos melhores estudantes de ensino médio dos liceus franceses no exterior).

BOLSAS DO MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR

O Ministério do Ensino Superior e Pesquisa também oferece bolsas de estudos com critérios sociais para estudantes estrangeiros. Para participar, é preciso que os estudantes residam na França legalmente por pelo menos dois anos. Este ministério também é encarregado dos contratos doutorais emitidos pelas escolas doutorais.

Na França, a pesquisa acadêmica é realizada por órgãos como o CNRS (Centre National de Recherche Scientifique) que engloba todos os domínios de pesquisa, o IRD (Institut pour la Recherche et le Développement), a ADEME (Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Énergie) e o IFREMER (Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer). Esses organismos também fazem parceria com regiões francesas para financiar estudos de doutorandos e pós-doutorandos.

BOLSAS DE CIDADES E REGIÕES

As regiões e cidades francesas concedem bolsas a estrangeiros que estudam em seus territórios e também possuem parcerias com instituições de ensino superior e de pesquisa para fornecer auxílio a estudantes de doutorado ou pós-doutorado. As bolsas regionais também podem ser atribuídas a estudantes em intercâmbio.

BOLSAS ERASMUS+ PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS

erasmus

Erasmus+ é um programa da União Europeia que incentiva a educação, a formação, a juventude e o esporte. Graças a esse programa, mais de dois milhões de estudantes que realizam seus estudos na Europa podem se beneficiar de um programa de bolsas válido pelo período 2014-2020 e que dispõe de 14,7 bilhões de euros.

O programa de bolsas para Master Erasmus Mundus visa contemplar os melhores estudantes do mundo, durante um ou dois anos, em qualquer área de estudos. Para se candidatar ao programa, os estudantes devem realizar seu Master em pelo menos dois países participantes do programa.

O Erasmus+ também oferece bolsas de mobilidade acadêmica para estudantes que moram ou desejam morar na França. Em geral, essas bolsas cobrem os gastos de instalação e da estadia. Para mais informações, entre em contato com sua instituição de estudos.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir