Dicas para elaborar a sua carta de motivação destinada às universidades francesas

 A carta de motivação é um dos principais documentos do dossiê de candidatura. Esta carta pode oferecer aos avaliadores outros elementos sobre o seu perfil, forma de expressão, seus objetivos acadêmicos e profissionais. Mas, principalmente, é um meio de argumentação e convencimento do motivo pelos quais a instituição deve te escolher. Por isso, é importante que a sua carta de motivação capte atenção da comissão! Já gravamos um vídeo em parceria com a Aliança Francesa com dicas de como redigir uma boa carta e, neste artigo, listamos outras dicas importantes para te auxiliar nesse processo.

Pesquise a Universidade

Antes de começar a redigir para valer a sua carta, pesquise sobre a universidade de sua escolha. Isso te ajudará a compreender melhor a proposta da instituição, programas acadêmicos, valores e cultura. Assim, será mais simples alinhar os seus objetivos acadêmicos com a proposta da formação.

Conheça estrutura de uma carta de motivação “à la française”

Conhecer bem o formato de uma carta de motivação na França te ajudará a compreender o que as instituições francesas esperam ter de informações sobre você e seu projeto. Utilize os modelos como inspiração e JAMAIS copie cartas prontas da internet. A comissão de seleção recebe milhares de candidaturas e várias delas com o mesmo texto. Confira alguns artigos pertinentes sobre o tema: Le Parisien.

Faça um plano de escrita e estruture a sua argumentação

Mesmo que a carta de motivação indicada na plataforma “Études en France” seja digital e com o tamanho máximo de 2.500 caracteres, é importante realizar um plano de escrita. Afinal, a sua argumentação deve seguir uma estrutura clara e lógica!

Introdução
Comece com uma saudação educada, direcionando a avaliação de sua carta para os responsáveis do programa escolhido, o nível e nome do curso. 

Para dicas sobre a saudação: L’Étudiant;

Desenvolvimento
Se estiver com dificuldades em elencar as informações a serem expostas na carta, dívida sua escrita em seções claras, cada uma abordando um tópico específico:

  • Motivação e interesses: Compartilhe suas razões para escolher o curso e a universidade. A carta não é a repetição de seu CV, mas a oportunidade de destacar qualidades que você não conseguiu mencionar em outros lugares - como suas habilidades, por exemplo, relacionadas ao diploma. Nesse tópico, dê os motivos pelos quais o seu perfil como estudante se alinha com o programa do curso! O autoconhecimento, nesse momento da redação, é o seu melhor guia.
     
  • Experiências Relevantes: destaque as experiências acadêmicas ou profissionais que se conectam com o curso desejado.  
     
  • Projeto acadêmico/profissional futuro e eventuais contribuições para a comunidade que serão possíveis com o diploma desejado: demonstre qual a sua ambição de vida, interesses profissionais e como tudo isso só poderá ser possível se você estudante da instituição.

Autenticidade

A melhor forma de se conectar com o recrutador é demonstrar a sua identidade. Sua carta de motivação deve refletir sua personalidade por meio de expressões sinceras.

Demonstre, não conte, e tenha concisão

Ao descrever suas experiências e qualidades, forneça exemplos concretos que demonstrem suas habilidades e realizações. Isso torna sua carta mais convincente e tangível. Mas, cuidado na extensão das descrições. É imperativo manter-se entro do limite de caracteres da plataforma – 2.500! A concisão é muito valorizada pelos avaliadores.

Idioma e Gramática

Uma carta escrita em idioma estrangeiro deve ter o cuidado de uma boa revisão. Certifique-se de revisar cuidadosamente a carta quanto a erros gramaticais e de ortografia. Não é necessário ser nativo em língua francesa para fazer sucesso em seu texto!

Considere pedir a opinião de colegas, tutores e professores

Antes de enviar a carta, peça a amigos, professores ou orientadores que revisem e opinem sobre o seu texto. Ter este retorno pode ajudar a identificar áreas que precisam de melhoria.

Personalize cada Carta

Na plataforma é possível realizar múltiplas candidaturas. Porém, não faça uma carta genérica para várias universidades. Adapte o seu texto para cada instituição específica e demonstre o motivo desta formação ser única para você.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir