Os franceses: manual de instruções

Alguns clichês sobre os franceses correspondem à realidade, outros são exagerados. Que tal descobrir por você mesmo?

BONJOUR, BONSOIR, SALUT OU COUCOU?

Dependendo do horário ou do interlocutor, os franceses não usam sempre a mesma palavra para se cumprimentar. Em caso de dúvidas, escolha o simples “bonjour” para evitar parecer íntimo demais, especialmente com uma pessoa desconhecida.
 

O RITUAL DA “BISE”

Você já reparou que é costume na França beijar as bochechas para cumprimentar uns aos outros? É um costume que pode parecer trivial, mas segue um código muito específico. Os franceses não beijam todo mundo e nem em qualquer situação. Dependendo da sua região, você beija duas, três ou quatro vezes, começando com a bochecha direita ou esquerda.
 

A TRADIÇÃO DO “APÉRO”

O aperitivo – ou melhor, o “apéro” – é uma verdadeira instituição na França. É um momento de convívio entre familiares ou amigos em que se bebe e belisca comidinhas antes do jantar. Não é tradição francesa das mais desagradáveis. Você logo pegará gosto.

O CULTO À BAGUETE

Se você tem na cabeça a imagem de um francês caminhando com uma baguete debaixo do braço, você não irá se decepcionar. De fato, os franceses amam pão e praticam um verdadeiro culto à baguete. Não vai demorar para você fazer o mesmo – resta saber se prefere o pão ao ponto ou mais queimado.
 

Image
Baguetes francesas

AS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM FRANCÊS

A língua francesa é rica em expressões com figuras de linguagem: “tomber sur”, “jeter un œil”, “faire une nuit blanche”, “donner un coup de fil”, “poser un lapin”… Pode ser difícil adivinhar o que significam se você nunca morou na França. Portanto não hesite em pedir explicações sobre essas expressões. Veja neste link expressões sobre o corpo humano, e aqui alguns ditados franceses – para usar e refletir.

A OBSESSÃO COM QUEIJO

Quanto ao queijo, a realidade vai muito além do puro clichê. Os franceses são fanáticos. Queijos firmes ou em pasta, de leite de vaca, cabra ou ovelha, o leque de escolhas é praticamente infinito. Você logo irá eleger seus preferidos e não poderá mais viver sem eles.
 

Image
Queijo

MIL E UM CLICHÊS SOBRE OS FRANCESES

Que são reclamões, comem sapo, vivem em greve... Existem muitos clichês sobre os Benditos Franceses! Alguns podem se mostrar reais, outros são sem dúvida exagerados, mas agora é sua vez de descobrir.
 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir