Como solicitar seu visto de estudante

Estudantes, Pesquisadores

Antes de dar entrada em um pedido de visto de estudante junto ao Consulado responsável por sua circunscrição, o estudante deve cumprir as etapas pré-consulares do procedimento Campus France.

Esse procedimento pré-consular destina-se única e exclusivamente a um pedido de visto de categoria “étudiant”. Nenhum pedido de visto será tratado pelo Consulado sem que antes o estudante tenha finalizado o procedimento pré-consular.

Já aqueles que desejam dar entrada no pedido de outras categorias de visto, não há etapa pré-consular obrigatória junto ao Campus France. Nestes casos, é possível dar entrada no pedido diretamente junto ao Consulado de sua circunscrição diretamente. Para verificar outras categorias de visto possíveis para períodos de estudo, acesse aqui.

O procedimento pré-consular Campus France é composto das seguintes etapas:

 

 

O cumprimento das etapas do procedimento Campus France não implica necessariamente na concessão do visto, sendo essa decisão de total autonomia consular.

Sobre os prazos

Recomenda-se que o estudante dê início ao procedimento pré-consular Campus France com pelo menos três meses de antecedência de sua viagem.

O tempo de cumprimento de todas as etapas do procedimento Campus France deve ser gerenciado por cada estudante. O Campus France Brasil não se responsabiliza por eventuais atrasos de solicitação de visto de estudante devido ao não cumprimento das etapas no prazo sugerido.

Após cumpridas todas as etapas do procedimento Campus France, o estudante será então orientado a pedir seu visto de estudante junto a um dos três consulados da França no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. O visto só pode ser requisitado uma antecedência máxima de 2 meses antes do início de seus estudos na França. O consulado poderá recusar a solicitação caso você compareça antes do prazo mencionado.

A escolha do consulado está vinculada ao local de residência do solicitante do visto (ver abaixo “Mapa das circunscrições consulares”).

Image
mapa atualizado

 

Os pedidos de visto junto aos consulados devem ser feitos pessoalmente (não há possibilidade de não comparecimento) e a entrega da documentação consular é realizada unicamente mediante agendamento prévio realizado através do site do consulado. As orientações de agendamento, assim como a lista de documentos para a solicitação de visto, devem ser consultadas nos sites de cada consulado.

No dia previamente agendado, o solicitante deverá entregar a documentação consular (consultar site do consulado) e realizar a coleta dos dados biométricos (registro digital da fotografia e das impressões digitais).

Prazos de emissão de visto

Normalmente, o prazo de concessão de um visto de estudante é de 10 a 15 dias úteis a partir da data do comparecimento no consulado (*).

Atenção: os agendamentos nos Consulados da França no Brasil são muito concorridos no período de junho a setembro.

(*) A pandemia do novo coronavírus pode gerar eventuais atrasos na entrega dos vistos, de acordo com informações da Embaixada da França no Brasil.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir