
École Normale Supérieure de Paris anuncia seleção para bolsas de mestrado
Serão 20 bolsas de 1000 euros por mês, com direito a alojamento da instituição. As inscrições começam no dia 15 de outubro.
A École Normale Supérieure de Paris (ENS Paris) anunciou neste mês de setembro a abertura de uma seleção internacional para bolsas de mestrado. O benefício garante aos alunos um auxílio financeiro de 1000 euros por mês e moradia em alojamentos da ENS, durante todos os três anos do programa de mestrado da instituição.
Serão oferecidas 10 bolsas para a área de Artes e Humanidades e outras 10 para a área de Ciências. Para aqueles que desejam cursar formações de Artes e Humanidades, recomenda-se a fluência em francês. O benefício é voltado para jovens graduados que têm pelo menos um ano de estudos fora da França e se destacam com bons resultados, além de terem muita curiosidade, cabeça aberta e interesse em pesquisa.
O processo seletivo para as bolsas compreende uma pré-seleção feita através do dossiê enviado na candidatura e uma etapa de provas presenciais em Paris. Os candidatos devem ter menos de 26 anos e não podem ter morado na França por mais de dez meses, tanto no ano de aplicação para a bolsa quanto no ano anterior. Além disso, cada pessoa pode candidatar-se para a bolsa apenas uma vez.
Ao serem selecionados, os alunos iniciarão o curso com um evento de boas vindas e três semanas de conferências e debates sobre assuntos de ciências e humanidades, visita de departamentos, aulas intensivas de francês, visitas culturais em Paris e várias outras atividades organizadas pelas organizações estudantis da ENS. Tudo isso antes de iniciarem o mestrado em um ambiente de excelência em ensino e alto incentivo à pesquisa.
Para mais informações, acesse a página da “International Selection” no site da instituição.
Sobre a ENS Paris
A École Normale Supérieure de Paris nasceu em 1794, durante a revolução francesa, para formar os melhores professores da França. Ainda hoje, é considerada uma das melhores instituições de ensino francesas, conhecida por suas formações voltadas para a pesquisa e por sua seleção exigente de alunos.
Ao longo de seus mais de 200 anos, a ENS formou diversos talentos científicos, filósofos, historiadores, escritores, jornalistas, mas, principalmente, homens políticos. Entre seus ex-alunos estão o matemático e físico Jean-Baptiste Joseph Fourier o filósofo Jean-Paul Sartre e o historiador e filósofo Michel Foucault.
Notícias recomendadas

