França anuncia lançamento de quatro Institutos Interdisciplinares de Inteligência Artificial

A criação dos institutos está inserida na estratégia nacional do governo francês para tornar o país um líder mundial em IA, anunciada na jornada AI for humanity, em 2018.

A inteligência artificial é um campo da tecnologia que vem sendo bastante explorado. Ela permite que máquinas sejam capazes de aprender com seus erros e tomar decisões autônomas para realizar tarefas, poupando nosso tempo. Porém, apesar de muito útil e interessante, a IA ainda é incipiente. Desenvolver pesquisas nessa área do conhecimento, hoje, é essencial para descobrir o que ela ainda tem a nos oferecer. A inteligência artificial é o futuro, mas para garanti-lo, é preciso começar agora.  

Foi pensando nisso que os ministros franceses responsáveis pela pesquisa e pela economia digital anunciaram o lançamento de quatro Institutos Interdisciplinares de Inteligência Artificial (3IA), que contemplarão grandes cidades francesas.

“A luta pela inteligência artificial é também uma luta pela inteligência humana. Precisamos manter e atrair os melhores pesquisadores mundiais para que eles formem nossos futuros pesquisadores e irriguem o ecossistema francês”.  Foi o que disse Cédric O, Secretário de Estado responsável pela economia digital da França, na ocasião do lançamento oficial dos projetos.

Desde 2018, a França já tinha uma tática nacional para fazer do país um líder em inteligência artificial, apresentada na jornada “AI for Humanity” pelo presidente Emmanuel Macron. Na ocasião, Macron firmou o compromisso de desenvolver essa área de estudos apostando no talento do país, explorando a fundo os recursos disponíveis e trabalhando de forma ética. A criação dos institutos já estava prevista nesse projeto.

Para Frédérique Vidal, ministra do Ensino Superior, da Pesquisa e da Inovação, o bom desenvolvimento do programa nacional de pesquisa em inteligência artificial é indispensável para dar forma à estratégia nacional.

Os Institutos Interdisciplinares de Inteligência Artificial foram escolhidos por um júri internacional. Eles serão implantados nas seguintes cidades francesas, cada um com suas temáticas específicas:

 

  • Grenoble (saúde, meio ambiente e energia)  

  • Nice (saúde e desenvolvimento territorial)

  • Paris (saúde, transporte e meio ambiente)

  • Toulouse (saúde, transporte e meio ambiente)

 

Além disso, para completar o programa nacional de pesquisa em inteligência artificial, serão lançados em breve dois projetos abertos à comunidade científica nesse campo de estudo. Um deles de pesquisa individual e o outro de doutorado.

 

Você tem interesse em fazer pesquisa na área de inteligência artificial?

O catálogo da Campus France dedicado à pesquisa e aos programas de doutorado possui cerca de 50 ofertas com assuntos de tese relacionados à inteligência artificial. No catálogo você encontra, para cada assunto, as formas de candidatura, possibilidades de financiamento e as competências requisitadas.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 22/05/2019 à 20:02*
Atualizado em 27/05/2019 à 14:24*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités