
Formações profissionalizantes: investimento maciço para reforçar a oferta de formações nos Institutos Universitários de Tecnologia (IUTs) franceses
No sistema universitário francês, os Institutos Universitários de Tecnologia desempenham um papel importante para atender às novas demandas por habilidades profissionais, especialmente em algumas profissões do futuro, que estão em alta ou em evolução. É por isso que o Ministério do Ensino Superior deseja melhorar a cobertura territorial, criando departamentos de IUT em regiões e apoiando a implementação do terceiro ano do Bachelor universitário de tecnologia (BUT).
Desde 2021, o Bachelor universitário de tecnologia (BUT) é um diploma de licenciatura profissional, exclusivamente oferecido pelos Institutos Universitários de Tecnologia. Este diploma é concedido após uma formação de 180 ECTS, ao longo de um ciclo de três anos, e confere o grau de Licence.
Atender às necessidades
Conforme destaca o Ministério, essa reforma do Diploma Universitário de Tecnologia (DUT) e sua transformação em Bachelor universitário de tecnologia (BUT) constituem um "elemento importante de profissionalização" de parte do primeiro ciclo universitário. Para intensificar esse esforço, o Governo decidiu alocar 15 milhões de euros anualmente em favor dos IUTs.
Mais especificamente, o Ministério indica como esses fundos serão utilizados. Um milhão de euros será inicialmente destinado à criação de novos departamentos de BUT em vários IUTs, resultando em cerca de 600 novas vagas, especialmente nos IUTs de Nantes, Besançon, Sarcelles, Lorient e Béziers. Esses fundos, conforme esclarecido pelo Ministério, serão repassados às instituições envolvidas a partir de 2023 e permitirão "atender às necessidades em profissões em alta demanda: embalagem e acondicionamento, comércio, ciência de dados, transição energética e ecológica, robótica inteligente para a indústria".
Taxa de Orientação
A maior parte do financiamento (14 milhões de euros) será, por outro lado, mobilizada para permitir a implementação do terceiro ano do BUT em todo o território, "apoiando especialmente cerca de quarenta IUTs onde as taxas de orientação precisam ser reforçadas".
O pagamento dessa assistência será feito em duas parcelas: uma primeira parcela de 8 milhões de euros até o final de 2023, para fornecer suporte inicial, e o complemento em 2024, observando "a evolução do número de estudantes no próximo ano letivo".
Evolução da oferta de formação
Essas duas medidas de apoio, com perspectivas de continuidade, representam, de acordo com o Ministério, "uma primeira ação na evolução da oferta de formação das instituições de ensino superior".
O apoio a essa evolução também se baseia, conforme explicado pelo Ministério, na implementação dos novos Contratos de Objetivos, Meios e Desempenho (COMP). Esses contratos, lançados em março de 2023, permitem evoluir "a oferta de formação e relacioná-la, de forma estratégica, com os grandes desafios enfrentados por cada instituição em nível local, nacional e internacional".
Os IUTs na França
De acordo com a ADIUT, a assembleia dos diretores de IUT, os Institutos Universitários de Tecnologia "fazem parte integrante da Universidade". Eles conferem diplomas nacionais e oferecem muitas oportunidades de continuação de estudos.
Em todo o território francês, 108 IUTs recebem 120.000 estudantes em 24 especialidades:
- Serviços: comércio, gestão, comunicação, informática...
- Indústria: biologia, química, eletrônica, engenharia civil, física...
As Vantagens e Especificidades dos IUTs:
Uma formação que combina teoria (aulas, tutoriais, práticas, projetos) e profissionalização por meio de pelo menos um estágio em empresa.
Uma pedagogia diferente: muito poucas aulas em auditórios, o trabalho é realizado em grupos de tamanho reduzido (28 alunos por grupo) que "facilita a troca, o compartilhamento e a aprendizagem de habilidades técnicas e sociais".
O reconhecimento pelos recrutadores das habilidades versáteis adquiridas no final do curso.
A possibilidade de prosseguir os estudos, em uma escola de engenharia, escola de comércio, ou até mesmo até o mestrado e doutorado.
Fonte: iut.fr/programmes-pour-les-etudiants-etrangers/
Sobre o mesmo assunto
- Mais informações no site do Ministério do Ensino Superior e Pesquisahttps://www.enseignementsup-recherche.gouv.fr/fr/le-gouvernement-renforce-le-developpement-des-iut-et-ameliore-la-reconnaissance-des-enseignants-92382
- IUT: programas para estudantes estrangeiroshttps://www.iut.fr/programmes-pour-les-etudiants-etrangers
Notícias recomendadas

