Matemática: um novo rumo na pesquisa para enfrentar desafios

Impulsionado pelo CNRS, com outros organismos de pesquisa e várias universidades, ENS e escolas de engenharia, o governo francês anuncia um novo programa de pesquisa em matemática que receberá um investimento de 50 milhões de euros do plano França 2030. Esse programa de pesquisa multidisciplinar se concentra em três áreas: ambiente, mundo vivo e sociedade.

No momento em que o Prêmio Abel, equivalente ao Prêmio Nobel de Matemática, acaba de ser concedido a um pesquisador francês, o governo anuncia o lançamento de um novo programa de pesquisa em matemática que atenderá às "necessidades de modelagem, simulação, processamento de dados, métodos e ferramentas matemáticas", necessidades que estão aumentando "continuamente", de acordo com o ministério responsável pela pesquisa.

 

Um programa multidisciplinar

Conforme explicado pelo ministério, "essas necessidades vêm tanto do mundo da pesquisa quanto de outros atores do setor econômico e da sociedade em geral." Daí a necessidade de um novo programa de pesquisa, centrado em matemática, mas multidisciplinar, que visa acompanhar "os principais desafios" que incluem, por exemplo, "a compreensão das mudanças climáticas, a evolução da biodiversidade, a circulação de epidemias, as transformações do urbanismo e da mobilidade...".

É para enfrentar todos esses desafios que a pesquisa matemática francesa, "cuja qualidade é reconhecida internacionalmente", está se mobilizando ao lado de outras ciências "desenvolvendo as interações necessárias com a física, biologia, informática, geociências, ecologia e ciências humanas". Muitas dessas "colaborações multidisciplinares" devem contribuir "para fortalecer a inovação e a transferência de tecnologia".

 

Três eixos de pesquisa

De acordo com o Secretariado Geral para o Investimento (SGPI), que coordena este programa e os investimentos para o plano França 2030, este programa de pesquisa se baseia em três eixos:

  • O eixo do Ambiente, que permitirá "elaborar e analisar novos modelos para questões ambientais" relacionadas às mudanças climáticas, evolução da biodiversidade e novas energias;
  • O eixo da Vida, que tem como objetivo "compreender e gerenciar melhor os problemas relacionados às redes e interações em todas as escalas da vida na Terra". Neste contexto, pode contribuir de forma concreta "para o diagnóstico, monitoramento de pacientes e intervenções precoces na detecção de anomalias de saúde";
  • O eixo da Sociedade, cujas pesquisas abordarão várias questões societais, como mobilidade e circulação de bens e conhecimentos, comportamentos coletivos e urbanismo.

Este programa receberá um investimento de 50 milhões de euros ao longo de 10 anos através do plano França 2030. Graças ao plano França 2030, o Estado francês está dedicando 3 bilhões de euros à pesquisa por meio de programas conduzidos pelas instituições para "consolidar a liderança francesa em áreas-chave" relacionadas às transformações tecnológicas, econômicas, societais, sanitárias ou ambientais, consideradas prioritárias em nível nacional ou europeu.

 

Um novo museu de matemática

As matemáticas estão definitivamente em destaque na França! Em comemoração ao Dia Mundial da Matemática, em 14 de março passado, o Ministério do Ensino Superior ofereceu um tour virtual guiado pelo Museu de Matemática, aberto e inaugurado em setembro de 2023, um museu que oferece "uma nova experiência em matemática" graças aos esforços conjuntos do CNRS e da Universidade Sorbonne.

A Casa Poincaré, nomeada em homenagem ao ilustre matemático francês, é de fato um museu que "deseja fazer as pessoas amarem a matemática", graças a uma cenografia original que contou com a contribuição de uma equipe de 14 matemáticos e matemáticas para "proporcionar uma experiência original sobre questões científicas difíceis de observar ou representar em nosso mundo". Como também destaca o CNRS, este novo museu "convida a compreender o processo dos cientistas, a descobrir suas trajetórias e a entender a influência das matemáticas em nossa vida cotidiana através de dispositivos lúdicos e originais". As experiências e dispositivos interativos que se pode descobrir lá são resultado do trabalho realizado por esses cientistas para "apresentar as matemáticas como um campo variado e dinâmico, em interação permanente com outras ciências e a sociedade".

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 26/04/2024 à 18:00*
Atualizado em 26/04/2024 à 19:06*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités