50 instituições francesas entram nos rankings temáticos do Times Higher Education

Estudantes, Institucional

O Times Higher Education (THE) publicou uma nova série de classificações – são 11 rankings temáticos, nos quais aparecem 50 instituições de ensino superior francesas. São quatro a mais do que em 2024.

No total, 22 instituições francesas estão classificadas no Top 100 das diferentes disciplinas, com cinco se destacando em particular: a Universidade PSL, a Universidade Paris-Saclay, a Universidade Sorbonne, o Institut Polytechnique de Paris e a Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Para produzir o World University Rankings by Subject 2025, o Times Higher Education leva em consideração diversos critérios: a qualidade do ensino (reputação, proporção professor/aluno, número de doutores), a qualidade e a influência da pesquisa (número de citações, transferência de conhecimento), mas também a atratividade internacional (parcela de alunos e professores estrangeiros e colaborações com outros países).

 

10 instituições francesas no Top 100 em engenharia, ciências físicas e ciência da computação

Em 2025, mais de 270 citações de estabelecimentos franceses foram contabilizadas no Ranking por Disciplina do THE. Tantas citações fizeram com que a França obtivesse um lugar honroso entre os mais de 70 países: ela está em 13º lugar

A engenharia é o primeiro campo em que os estabelecimentos franceses se destacam (41º lugar, seis a mais que em 2024). Em seguida vêm as ciências físicas (38, mais cinco) e a ciência da computação (31, mais quatro).

 

Mais precisamente, observamos:

  • Engenharia: entre 1.488 estabelecimentos classificados, a França aparece com 41 menções – sendo dois estabelecimentos no Top 100: a Universidade PSL (Paris Sciences & Lettres) e o Instituto Politécnico de Paris;
  • Ciências físicas (física, química, matemática e estatística): dos 1.447 estabelecimentos classificados, 38 são franceses -- incluindo quatro no Top 100: a Universidade PSL, o Institut Politécnico de Paris, a Universidade Paris-Saclay e a Universidade Sorbonne.
  • Ciência da computação: dos 1.122 estabelecimentos classificados, 31 são franceses – incluindo quatro no Top 100 (os mesmos que em ciências físicas): Universidade PSL, o Institut Politécnico de Paris, a Universidade Paris-Saclay e a Universidade Sorbonne.

 

12 instituições francesas no Top 100 em ciências biológicas, literatura, gestão, ciências sociais, saúde e direito

Depois aparecem outras seis especialidades nas quais a França mantém uma posição interessante:

  • Ciências da vida: dos 1143 estabelecimentos classificados, 29 são franceses – três dos quais estão no Top 100: a Universidade Paris-Saclay, a Universidade Sorbonne e a Universidade PSL.
  • Letras e ciências humanas (artes e humanidades): de 750 estabelecimentos classificados, a França aparece em 26 citações – incluindo três estabelecimentos classificados no Top 100: a Universidade PSL, a Universidade Sorbonne e a Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
  • Gestão (negócios e economia): entre os 990 estabelecimentos classificados, 21 são franceses, incluindo uma universidade no Top 100: a Universidade de Toulouse.
  • Ciências sociais (ciência política, sociologia e estudos internacionais): dos 1.093 estabelecimentos classificados, 27 são franceses – dois estão no Top 100: a Sciences Po Paris e a Universidade PSL.
  • Medicina e saúde (medicina, odontologia e outras disciplinas médicas): dos 1.150 estabelecimentos classificados, 21 são franceses – dois estão no Top 100: a Universidade Sorbonne e a Universidade Paris-Saclay.
  • Direito (estudos jurídicos): entre as 389 instituições classificadas, quatro são francesas – incluindo uma universidade no Top 100, a Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

 

32 estabelecimentos franceses classificados nas áreas de ciências da educação e psicologia

Em outras duas especialidades, a classificação é a seguinte:

  • Ciências da educação (formação de professores e estudos universitários): dos 767 estabelecimentos classificados, 16 são franceses.
  • Psicologia: de 654 estabelecimentos classificados, 16 deles são franceses.
Mise à jour le

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 30/04/2025 à 21:58*
Atualizado em 30/04/2025 à 22:13*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités