Uma rentrée sob o signo da festa e do esporte!

Público geral

Há um ano, ao parabenizar todos os atletas franceses que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris, o Presidente da República Francesa anunciou a criação de uma Fête nationale du Sport. Agora, a promessa se concretiza: a primeira Fête du Sport será realizada em 14 de setembro, ocasião para fazer a França vibrar novamente ao ritmo do esporte… e da festa!

Centenas de eventos esportivos, festivos e lúdicos, gratuitos e inclusivos, serão organizados em toda a França por clubes, associações, coletividades, mas também por empresas e grandes marcas esportivas. Segundo o ministério encarregado da juventude e dos esportes, que coordena esse novo encontro, trata-se de suscitar um “verdadeiro movimento nacional” para incentivar, sobretudo, a prática regular de atividade física, valorizar o papel do esporte na sociedade e reforçar os laços sociais em torno dos valores do esporte.

 

Um compartilhamento de valores positivos

Como declarou a ministra dos esportes durante a apresentação do novo evento, a Fête du Sport será “o novo grande encontro para nos reunirmos todos os anos, no fim do verão”. Nesse período de rentrée, prosseguiu a ministra, a Fête du Sport “virá celebrar tudo o que o esporte e a atividade física nos trazem no cotidiano: o bem-estar físico e mental, a confiança em si, o respeito ao outro, o gosto pelo compartilhamento e o espírito de solidariedade”.

Em 2025, a primeira edição será a ocasião de comemorar o primeiro aniversário dos Jogos de Paris 2024, mas também o momento de iniciar uma prática esportiva ou, mais amplamente, de “compartilhar valores positivos”: respeito, ajuda mútua e superação.

O programa inclui, de fato, atividades gratuitas e inclusivas, tais como:

  • a iniciação a diferentes disciplinas esportivas para todas as idades, para experimentar novos esportes e se divertir em família ou entre amigos;
  • a descoberta do sport bien-être, para compreender os benefícios da atividade física e esportiva;
  • encontros com aqueles e aquelas que fazem o esporte no cotidiano — atletas, para-atletas, voluntários, dirigentes do esporte — para conhecer “campeões inspiradores e vibrar ao ritmo do esporte”.

 

Eventos que unem festa e esporte

Estão previstos eventos em toda a França, acessíveis por meio de um mapa interativo, classificados de acordo com os tipos de atividades oferecidas, pelo público-alvo ou pela localização geográfica. Até o momento, mais de 2.000 encontros que conjugam esporte e festa já estão programados em todo o território, inclusive no ultramar, em torno da data de 14 de setembro. Quase 200 dessas atividades, organizadas por associações estudantis ou por instituições de ensino superior, são voltadas principalmente aos estudantes.

Como ponto alto de todas essas festividades, o ministério dos esportes também anuncia um grande evento aberto ao público, coordenado pelo ministério em parceria com os Comitês Nacionais Olímpicos e Paralímpicos e com o apoio da Cidade de Paris, que será realizado “no coração da capital”. Para encerrar esse dia nacional, a Vasque de Paris 2024 “brilhará uma última vez, antes de se apagar simbolicamente, marcando o fim de um verão de celebrações dedicadas ao primeiro aniversário dos Jogos”. Esse momento particular virá concluir um “evento único na vida de nossa Nação, que nos ofereceu tantos momentos de alegria e de partilha”.

 

Um novo programa de pesquisa para a alta performance esportiva

O esporte não é apenas festa, é também pesquisa no campo das competições e do desempenho esportivo! Novos desafios aguardam os atletas, como os Jogos de Verão de Los Angeles em 2028 e os Jogos de Inverno nos Alpes franceses em 2030.

Com esse objetivo, no dia 4 de julho, a ministra dos esportes e o ministro do ensino superior e da pesquisa anunciaram o lançamento de um novo programa de pesquisa dedicado à alta performance esportiva, com um investimento de 20 milhões de euros no âmbito do plano France 2030.

Esse programa, que estabelece novas metas, inscreve-se na continuidade de um programa de pesquisa implementado para acompanhar cientificamente os atletas em sua preparação para os Jogos de Paris 2024.

Concretamente, vários eixos prioritários em diferentes domínios foram atribuídos a esse programa para estruturar a pesquisa científica esportiva, entre os quais:

  • no setor da biomecânica e das ciências do treinamento, o aperfeiçoamento dos gestos técnicos e a adaptação a ambientes extremos;
  • em termos de tecnologia esportiva e equipamentos, a otimização do material e a busca por “ganhos marginais” (como aqueles proporcionados pelos tecidos técnicos);
  • no que se refere à preparação mental e à fisiologia dos atletas, a prevenção de lesões, a gestão do estresse, o combate ao burn-out, estudos sobre o impacto do sono e sobre as solicitações midiáticas;
  • a contribuição da inteligência artificial, em especial o recurso à IA preditiva para a recuperação e a prevenção de lesões.
Mise à jour le

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 10/09/2025 à 20:11*
Atualizado em 10/09/2025 à 20:17*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités