Viajar pela França

Existem diversas formas de se deslocar na França. Avião, trem, carro: você só precisa escolher a melhor opção para você. Enquanto estudante, você dispõe de planos especiais para viajar sem gastar muito.

VIAJAR DE TREM

Ir de Paris para Lille ou de Lyon para Marseille em uma hora? Isso é possível com o TGV (trem de alta velocidade). A França possui uma das redes ferroviárias mais eficientes do mundo. Essa rede é gerenciada pela SNCF (Société nationale des chemins de fer). Pelo aplicativo, você consegue reservar suas passagens e apresentá-las na tela do celular.
 

Ofertas para viajar de trem:

  • Billets Prem's: passagens vendidas três meses antes da data do trajeto, oferecem preços atrativos nas linhas regulares de trem.
  • Ouigo: trens de baixo custo que atendem, sobretudo, estações afastadas dos centros das cidades.
  • Troc des trains: neste site autorizado de revenda, você pode encontrar passagens mais baratas de última hora.  
  • Carte Jeune: reservado aos jovens com menos de 28 anos, custa 50 euros por ano e garante ao menos 25% de desconto em todos os trens.
  • TGV Max: também reservado aos jovens com menos de 28 anos, esse plano mensal de 79 euros te permite usar o TGV à vontade, sob algumas condições.
  • Pass Interrail: bilhete único que te permite viajar livremente de trem em mais de 30 países europeus.
Image
Trem na França

VIAJAR DE ÔNIBUS

As linhas de ônibus cobrem grande parte das cidades francesas e oferecem tarifas atrativas. Ao contrário do trem, os preços continuam baixos mesmo quando a data da viagem está próxima. Assentos reclináveis, wifi, tomadas: os ônibus estão cada vez mais confortáveis.

Você pode reservar suas passagens com companhias como Ouibus, Isilines ou Flixbus, ou também comparar os preços em Comparabus.

VIAJAR DE AVIÃO

Cerca de 45 aeroportos permitem rápido acesso a diferentes cidades da França. Os aeroportos parisienses Orly ou Charles de Gaulle estão a pouco mais de uma hora de distância de Nice, Toulouse, Lyon, Marseille, Strasbourg ou Bordeaux.

Diversas companhias low cost voam na França. A Air France também dispõe de uma filial de baixo custo, a Transavia, e também criou a Hop!, especializada em voos domésticos. Ela oferece uma carte jeune para jovens de 12 a 24 anos e uma carte week-end a partir de 69 euros.
 

Image
Aeroporto Charles de Gaulle na França

DIRIGIR NA FRANÇA

Conhecer as particularidades de Toulouse ou explorar as terras bretãs é mais simples de carro. Tendo uma carteira de motorista internacional, você pode dirigir na França.

Você possui seu próprio veículo? Você pode trazê-lo para a França e dirigi-lo. Porém, após 6 meses de estadia, você deve solicitar uma carteira de motorista internacional e submeter seu veículo a uma vistoria técnica.

É bom saber: os franceses dirigem à direita, com o volante à esquerda e cinto de segurança em todos os bancos do carro. Não é permitido utilizar o telefone ao dirigir, mesmo que suas mãos estejam livres. Como medida de segurança, é preciso que o carro disponha de um colete refletivo, um triângulo de sinalização de perigo e dispositivo de medição de álcool pelo hálito.
 

Ofertas para viajar de carro, mesmo sem ter um

  • Locação particular: Drivy, Ouicar ou Koolicar colocam em contato pessoas que precisam de carro e pessoas que alugam o seu próprio. Esse tipo de locação possui menos burocracias que as agências especializadas.
  • Covoiturage (carona): solução econômica, convivial e muito popular na França que permite que você se desloque ao mesmo tempo que pratica o seu francês. O aplicativo Blablacar é referência na França.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir