O status de professor ou pesquisador convidado

As instituições de ensino superior francesas motivam professores e pesquisadores estrangeiros a realizarem suas pesquisas e lecionarem na França com o status de professor invité (convidado) ou via programas de cátedras.

O STATUS DE PROFESSOR OU PESQUISADOR CONVIDADO

As instituições de pesquisa francesas podem receber professores ou pesquisadores graças ao status de convidado. As estadias duram geralmente entre 2 meses e um ano e são reservadas para professores ou pesquisadores confirmados.

Os professores convidados são geralmente recebidos pelas universidades e devem, na maioria dos casos, fazer pesquisa e cumprir uma carga horária de aula. Quando recebidos por um órgão de pesquisa (CNRS, INRA, INRIA, etc...), os pesquisadores convidados podem se dedicar exclusivamente à pesquisa, com a exceção de alguns seminários que devem ser ministrados.

Veja abaixo uma lista de instituições francesas que oferecem vagas de professor ou pesquisador convidado:
 

PROGRAMAS DE CÁTEDRAS

Além de receber professores e pesquisadores com status de convidados, várias universidades ou grandes escolas francesas oferecem programas de cátedras para receber pesquisadores do mundo inteiro. Esses programas dizem respeito geralmente a temas científicos específicos e têm uma duração determinada. O Collège de France desenvolveu um programa de excelência no qual várias cátedras estão reservadas para pesquisadores ou professores estrangeiros. 

Por outro lado, as cátedras industriais permitem a pesquisadores estrangeiros trabalhar com uma empresa ou instituição de pesquisa por um período máximo de 2 anos. Esse programa é financiado pela Agência Nacional de Pesquisa (Agence Nationale de la Recherche).

No Brasil, o Consulado Geral da França em São Paulo, o Instituto Francês do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (UNICAMP) e a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) possuem uma chamada de propostas das Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo para professores ou pesquisadores de instituições de pesquisa e de ensino superior francesas, públicas ou privadas.

Estas cátedras permitem acolher – em todas as disciplinas – professores ou pesquisadores de instituições francesas, incluindo pesquisadores vinculados a laboratórios P&D de empresas francesas, por uma duração de 45 dias a 2 meses.

COMO FINANCIAR SUA EQUIPE DE PESQUISA NA FRANÇA?

Os pesquisadores confirmados podem solicitar o financiamento de uma equipe de pesquisa junto ao Conselho Europeu de Pesquisa (Conseil Européen de la Recherche – ERC). Uma Consolidator Grant ou uma Advanced Grant pode financiar toda ou parte de sua estadia e da estadia da sua equipe por no máximo 5 anos. Esses auxílios podem atingir o valor de 2,5 milhões de euros.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir