Campus France publica o relatório do Selo Bienvenue en France e anuncia suas evoluções

Público geral

Principal foco da estratégia Bienvenue en France, o Selo Bienvenue en France agora abrange 150 instituições de ensino superior comprometidas com a melhoria da qualidade de recepção e acolhimento dos estudantes internacionais. Durante o Congresso de Recepção realizado nos dias 7 e 8 de junho de 2023, o Campus France apresentou o balanço deste programa lançado em 2018 e anunciou suas evoluções.

As instituições que possuem o selo acolhem 2/3 dos estudantes internacionais na França

Desde o lançamento do selo "Bienvenue en France" em novembro de 2018, 150 estabelecimentos foram rotulados entre 2019 e 2023 em todo o território francês e ultramarino. Entre elas, há o mesmo número de universidades (34%) e escolas de engenharia (34%), e 19% são escolas de comércio e administração. Essas instituições rotuladas acolhem mais de 65% dos estudantes em mobilidade acadêmica na França.


Existem três níveis de rotulagem para avaliar a qualidade das instalações de recepção, de 1 a 3 estrelas para os mais avançados no processo. Dos 150 estabelecimentos rotulados, 33 possuem o nível 3 (22%), 101 possuem o nível 2 (67%) e 16 possuem o nível 1 (11%).


Um primeiro balanço positivo que reforça a posição do selo no ensino superior e na pesquisa francesa

A publicação de um balanço do Selo Bienvenue en France 2019-2022 apresenta um panorama das condições de recepção para cada um dos cinco campos de referência do selo:

  1. Qualidade e acessibilidade das informações
    84% das instituições oferecem páginas em seus sites especificamente projetadas para estudantes internacionais. A maioria fornece informações detalhadas em inglês. Os procedimentos de candidatura são frequentemente desmaterializados e o acompanhamento administrativo pode ser feito de forma online durante todo o ano.
     
  2. Qualidade e acessibilidade dos dispositivos de acolhimento
    Quase metade das instituições oferecem um balcão de atendimento multiserviços. Parcerias com os parceiros locais e livretos de boas-vindas são outros elementos-chave. Mais de 9 em cada 10 estabelecimentos coordenam atividades de integração para estudantes internacionais.
     
  3. Acessibilidade e apoio pedagógico
    Muitas instituições oferecem treinamento preparatório e acompanhamento metodológico, muitas vezes complementados por cursos de nivelamento ou de francês como língua estrangeira.
     
  4. Moradia e qualidade de vida no campus
    Existem muitas parcerias para facilitar a busca por moradia. Outras boas práticas incluem a recepção privilegiada de estudantes internacionais, células de monitoramento e serviços de acompanhamento.
     
  5. Qualidade do acompanhamento pós-diploma
    Mais de 40% das instituições implementam dispositivos personalizados e uma verdadeira cultura empreendedora. A maioria possui ferramentas de acompanhamento após a formação.
     


"O Selo Bienvenue en France se estabeleceu como um indicador de qualidade para a atratividade e o desenvolvimento internacional, não apenas para a instituição, mas também para todo o seu território regional."

Donatienne Hissard - Diretora Geral do Campus France



Ele faz parte de um processo de melhoria contínua que permite evoluir as práticas dentro da instituição, desenvolver a sensibilidade para a recepção internacional e fortalecer a imagem positiva junto a novos parceiros externos.

O Campus France disponibiliza materiais de comunicação e promoção do selo Bienvenue en France (kit, panfletos, vídeos, etc.) para instituições, estudantes e postos diplomáticos. Também realizamos workshops durante a formação de novos responsáveis pelos Espaços Campus France e respondemos a todas as solicitações sobre esse assunto.
 

2023: Desenvolvimento sustentável incorporado aos critérios

O processo de autoavaliação das instituições que desejam se comprometer com o processo de rotulagem será enriquecido com um sexto campo relacionado ao compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social (DD&RS). Esse campo garantirá a avaliação da qualidade e acessibilidade dos dispositivos implementados para mobilização e valorização de estudantes internacionais, informação e conscientização desses estudantes sobre questões ambientais e sociais, bem como medidas de apoio para uma transição sustentável e inclusiva voltada para a melhoria do bem-estar estudantil.

Esse novo campo se somará ao aprofundamento das seguintes temáticas: acolhimento de estudantes com deficiência, ensino a distância, práticas esportivas, sistema de escuta e acompanhamento. O prazo de concessão do selo foi estendido para 5 anos, alinhado ao calendário quinquenal do HCERES e da CTI (Comissão de Títulos de Engenheiro).

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 05/07/2023 à 23:31*
Atualizado em 27/01/2025 à 12:32*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités