Conheça "A Grande Escola do Digital", um portal de referência

Público geral

A Grande Escola do Digital, um portal de referência, é uma criação relativamente recente. As ciências digitais, que oferecem tantas formações quanto oportunidades, nem sempre são bem conhecidas. É o grande mérito da Grande Escola do Digital (GEN), um portal único de informação, propor um mapa de referência das formações e profissões neste setor.

Criada pelo governo francês, a Grande Escola do Digital (GEN) é um grupo de interesse público que tem como objetivo fornecer "uma resposta às necessidades de competências nas profissões digitais" e "promover a formação e a inserção social e profissional".

 

Um setor em alta demanda

Como destaca o site da Grande Escola do Digital, um site parcialmente bilíngue francês-inglês, o desenvolvimento de novas tecnologias e a digitalização da economia têm impulsionado o emprego no setor digital, um setor "que ainda está em alta demanda hoje". A GEN cita, de fato, um estudo recente do Institut Montaigne que indica que "quase 10% dos empregos digitais não foram preenchidos em 2022", enquanto o número de empregos no setor "cresce mais de 6% ao ano, quase três vezes mais do que a média".

Por isso, o portal criou o GEN-SCAN, um verdadeiro observatório das formações em profissões digitais e das necessidades de competências na França, que "permite acessar os principais números do digital a nível nacional ou regional e refinar suas pesquisas escolhendo uma família de profissões, uma profissão ou até mesmo uma região, graças a um mapa interativo".

 

Três públicos-alvo prioritários

Concretamente, o GEN-SCAN destina-se a três públicos-alvo: estudantes ou quem busca emprego, estabelecimentos de ensino e empresas.

Para os primeiros, permite informar sobre as competências mais procuradas pelas empresas, os setores em crescimento e as perspectivas de emprego. Para os organismos de formação, o GEN-SCAN propõe destacar os setores digitais onde há uma crescente procura de competências e ajustar os programas em conformidade. Para as empresas, por fim, o observatório facilita o desenvolvimento de parcerias com os estabelecimentos de ensino, implementando programas de estágio, projetos colaborativos, "ou até mesmo currículos de formação específicos elaborados em colaboração com empresas".

Além destes três públicos-alvo prioritários, é de notar que a GEN também tem como missão "dotar o Estado francês de uma ferramenta para alinhar a oferta de formação com as necessidades do mercado de trabalho e assim promover a empregabilidade e a competitividade".

 

Um mapa de referência

"Seja qual for o seu perfil, certamente existe uma profissão digital feita para você!". É com estas palavras que a GEN abre o seu motor de busca, listando nada menos que 19.000 formações disponíveis em França, em todos os níveis de estudo. Estas formações, selecionadas pela GEN, beneficiam de uma avaliação do "nível de qualidade". Entre estas, existem também "formações certificadas pela GEN" que são acessíveis sem condição de diploma e são ministradas em todo o território. Algumas formações estão até disponíveis exclusivamente online.

 

Paralelamente ao motor de busca da oferta de formação, o portal oferece fichas para compreender melhor as profissões futuras oferecidas pelo setor digital. As profissões são classificadas em seis grandes famílias (comunicação digital, segurança, dados, gestão/direção, desenvolvimento, design gráfico/interface), ou seja, 36 profissões identificadas neste mapa de referência que é atualizado trimestralmente.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 18/04/2024 à 20:56*
Atualizado em 18/04/2024 à 21:05*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités