Bolsas de excelência – ENS Lyon

Concedidas no nível do Master, as bolsas Ampère atendem estudantes de ciências exatas, letras, ciências humanas e sociais; programa MILYON, com diferentes critérios, é voltado para matemática

A École Normale Supérieure de Lyon é uma instituição pública francesa de elite que faz parte da Université de Lyon e desde 1880 forma professores, pesquisadores e diversos outros profissionais. Com o objetivo de oferecer a cada vez mais alunos a oportunidade de cursar um mestrado na instituição, a ENS Lyon abriu candidaturas para dois programas de bolsas de excelência voltados ao ano letivo 2021-2022: Bolsas Ampère e Bolsas MILYON.

Bolsas Ampère: aplicáveis à maioria dos cursos de Master

O Programa de bolsas Ampère aplica-se a todos os programas de mestrado da instituição, exceto os Professional Masters in Teaching. As bolsas consistem em um auxílio de 1000 euros por mês durante doze meses e são válidas para estudantes ingressantes tanto no primeiro quanto no segundo ano de Master. O benefício pode ser renovado por mais doze meses caso o estudante ingresse no primeiro ano e deseje continuar os estudos na instituição.

Podem aplicar às Bolsas Ampère estudantes que não possuam nacionalidade francesa e que tenham nascido depois de 1º de janeiro de 1995 (idade máxima de 26 anos). As bolsas são concedidas aos estudantes por critério de excelência acadêmica e não podem ser acumuladas junto a outras bolsas de estudo.

Ao ser contemplado com uma Bolsa Ampère, o estudante precisa mostrar comprometimento e conduta exemplares enquanto estudarem na ENS de Lyon, comparecendo a todas as atividades acadêmicas e provas. Além disso, não é permitido realizar um período de estudos ou pesquisa no exterior, nem realizar um estágio em laboratórios que não estejam parceiros da ENS de Lyon, podendo haver exceções.

Para conferir todas as regras que se aplicam à Bolsa Ampère e suas particularidades, consulte o documento. Para informações adicionais sobre esse benefício, contate diretamente a ENS Lyon, através do e-mail: ampere.scholarship@ens-lyon.fr.

Bolsas MILYON: aplicáveis aos programas de Master in Advanced Mathematics e
Master in Foundations of Computer Science

O programa de bolsas MILYON é um pouco diferente das Bolsas Ampère. Financiado no contexto do programa do governo francês Investissement d'avenir, é voltado para dois cursos de Master da ENS Lyon: Advanced Mathematics e Foundations of Computer Science.

A Bolsa MILYON consiste em um auxílio de 1000 euros por mês, durante 5 ou 10 meses (um semestre ou um ano letivo) podendo ser renovado por até 10 meses, se o estudante começar a receber a bolsa cursando o primeiro ano de Master e decidir cursar o segundo ano na ENS Lyon. O benefício também pode ser recebido junto a outras bolsas de estudo, desde que o estudante não receba uma quantia superior a 1000 euros por mês, somando todas as bolsas.

Para candidatar-se à bolsa MILYON não existem restrições de idade ou nacionalidade, mas estudantes estrangeiros têm prioridade dentro do processo seletivo. Assim como no caso da Bolsa Ampère, estudantes que estiverem recebendo a bolsa MILYON não podem realizar um período de estudos no exterior.

Candidaturas

As candidaturas aos programas de Master das ENS Lyon para os alunos que desejam concorrer às bolsas vão até o dia 8 de janeiro de 2021 às 23h59 (horário de Lyon) e devem ser feitas através do site. Os pré-requisitos e documentos necessários podem ser conferidos nesta página.

Para informações adicionais sobre bolsas, candidaturas e formações da ENS Lyon, acesse o site ou entre em contato diretamente com a instituição.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 07/12/2020 à 19:28*
Atualizado em 07/12/2020 à 23:07*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités