Conheça dois dispositivos para facilitar as viagens dos jovens à França e à Europa

Mise à jour le

Se é verdade que as viagens formam a juventude, isso será ainda mais evidente nos próximos meses! Dois dispositivos, um francês e outro europeu, permitirão que milhares de jovens percorram em breve a França e a Europa. O Pass Rail, lançado pelo governo francês, estará operacional já neste verão, enquanto o DiscoverEU está aberto desde já para descobrir a Europa de trem!

A mobilidade dos jovens, tanto nacional quanto internacional, é frequentemente vista como um elemento altamente positivo através do prisma dos estudos e formações, mas o "lazer móvel" ou as "mobilidades inclusivas" também podem ser um dos instrumentos de "educação cívica", nas palavras do Ministério da Juventude. De acordo com um estudo da Elabe (instituto de pesquisas de opinião), quase um terço dos jovens de 18 a 24 anos teriam renunciado várias vezes a atividades cotidianas, especialmente lazer, por falta de acesso a uma solução de transporte.

 

Uma abordagem progressiva para o Pass Rail

É nesse espírito e para remediar essa situação que o Pass Rail está "novamente nos trilhos", como escreve o site oficial do Governo. Lembrando que em setembro de 2023, o Presidente da República Francesa propôs a implementação de um passe ferroviário, sujeito ao acordo das regiões, responsáveis pela organização dos transportes ferroviários regionais, o site anuncia que as coisas avançaram, "apesar da complexidade da implementação desse dispositivo".

Como o ministério dos transportes esclarece, "os serviços técnicos do Estado e das regiões, com o apoio das equipes da SNCF, estudaram as condições técnicas e financeiras de implementação de um passe ferroviário e examinaram vários cenários de implantação". Assim, "para responder às preocupações levantadas por uma generalização imediata" deste novo dispositivo, foi "proposto às regiões uma abordagem progressiva, com uma primeira etapa de experimentação voltada para os jovens menores de 27 anos, que poderiam viajar ilimitadamente nos TER e Intercités por 49 € por mês neste verão", exceto na região da Île-de-France.

 

Uma possível extensão para Île-de-France no próximo ano

Para chegar a um acordo com todas as regiões, o Governo "se mostrou disposto a assumir cerca de 80% do custo do dispositivo", conforme avaliado pela SNCF. Graças ao esforço financeiro feito, essa nova disposição levou, em 3 de abril passado, a um "consenso entre as regiões para iniciar uma primeira etapa de implementação do passe ferroviário".

Conforme destaca o site de informações do Governo, sujeito ao balanço a ser feito após o verão, o Estado "irá considerar uma extensão do dispositivo para Île-de-France no próximo ano, em colaboração com a Île-de-France Mobilités". É importante observar que a venda desses novos Pass Rail deverá começar em 15 de junho próximo, por meio do aplicativo SNCF Connect, e que um site governamental dedicado às informações sobre o Pass Rail também deverá estar disponível em breve.

 

DiscoverEU para descobrir a Europa gratuitamente

No âmbito europeu, acaba de ser lançada uma nova edição do DiscoverEU para descobrir gratuitamente a Europa de trem, um dispositivo que "oferece a oportunidade de explorar a diversidade da Europa, descobrir seu patrimônio cultural e sua história e conhecer pessoas de todo o continente". Os jovens europeus nascidos entre 1º de julho de 2005 e 30 de junho de 2006 podem se candidatar, respondendo a um questionário, ao programa DiscoverEU para poder viajar gratuitamente pela Europa, se forem selecionados. No entanto, é necessário residir em um dos países membros da UE (ou em um país não membro da UE), desde que esse país esteja associado ao programa de mobilidade Erasmus+.

De fato, o DiscoverEU é uma ação inserida no programa Erasmus+, que "oferece aos jovens a oportunidade de adquirir uma experiência de viagem individual ou coletiva de curta duração por toda a Europa de trem". Para esta edição, 35.500 jovens de 18 anos receberão um passe Interrail para a Europa, incluindo cerca de 5.000 jovens franceses.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 22/05/2024 à 19:36*
Atualizado em 22/05/2024 à 19:45*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités