Estude farmácia na França

União de biologia, química e medicina, a farmácia é a ciência que trata da preparação e da aplicação de medicamentos, além de cosméticos e alimentos industrializados. Na França, a formação do farmacêutico é completa e permite especialização em diferentes áreas. 

O farmacêutico pode se encarregar da supervisão e da manipulação de remédios, além de adaptar as posologias, acompanhar os tratamentos e propor novas soluções terapêuticas junto ao médico. O profissional tem também tem diversas outras possibilidades de atuação, como desenvolvimento de alimentos e cosméticos, pesquisa clínica, controle ambiental e vigilância sanitária.    

Hoje, a França emprega mais de 74 mil farmacêuticos e cresce especialmente nos setores de indústria e instituições de saúde. O ensino de farmácia na França é garantido por universidades públicas associadas a centros hospitalares, o que permite uma formação completa e aprofundada.

A formação plena se divide em três ciclos, com duração total de seis a nove anos, dependendo da área escolhida. É possível seguir especializações para atuar em diferentes setores, como farmácia, hospital, veterinária, humanitária, industrial ou militar. Vale destacar que o curso é ministrado somente em francês, o que exige do estudante o nível B2 do idioma.

 

Formação plena em farmácia

1º ciclo

O primeiro ano é comum às quatro áreas da saúde: Medicina, Obstetrícia, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia (a sigla MMOPK, em francês) e pode ser cursado por duas vias diferentes: um percurso específico “accès santé” (PASS) ou uma graduação (“Licence”) que ofereça “accès santé” (L.AS).  Para ingressar no primeiro ano, estudantes brasileiros devem realizar a sua candidatura através da plataforma Études en France do Campus France. Consulte mais informações sobre o processo de candidatura via Campus France em nosso artigo

Ao final do ano de PASS ou L.AS, para passar ao segundo ano de formação específica, os alunos devem prestar um concurso rigoroso, cuja aprovação é de até 20 ou 30%. É possível fazer um curso preparatório complementar para a prova, repetir o ano uma vez ou se redirecionar para outra formação universitária, no caso de reprovação. Consulte o nosso catálogo de graduações (licences) que oferecem o L.AS ao primeiro ano em conjunto com outras possibilidades de carreira que poderá seguir, caso não seja aprovado no concurso para ingresso na área da saúde.  

Os estudantes serão selecionados de acordo com os resultados obtidos nos respectivos percursos de formação (L.AS ou PASS) e, em alguns casos, de acordo com provas complementares, incluindo provas orais. Cada universidade estabelecerá as modalidades das provas de admissão que colocará em prática (exames escritos, orais, seleção por dossiê). 

Se aprovado, o estudante ingressa no segundo ano do ciclo e passa a ter estudos específicos em farmácia: disciplinas teóricas e aplicadas à saúde, como bioquímica, física, fisiologia e anatomia, além de informática e inglês. A formação inclui um estágio de seis semanas em uma farmácia, iniciando o estudante na aplicação de medicamentos, reconhecimento de produtos, legislação e posologia. 

Após o terceiro ano, que aprofunda os estudos de farmacologia e desenvolvimento de medicamentos, o estudante obtém o Diplôme de Formation Générale en Sciences Pharmaceutiques (DFGSP), de nível Licence. 

2º ciclo

O segundo ciclo conduz ao Diplôme de Formation Approfondie en Sciences Pharmaceutiques (DFASP), de nível Master. Com duração de dois anos, esta etapa aprofunda os estudos sobre grandes patologias e prevê a realização de novos estágios.

Já no primeiro ano do ciclo, o estudante deve escolher um percurso de especialização: officine (farmácias), indústria, internato ou pesquisa. Para qualquer uma das opções, o ano seguinte associa estudos específicos e funções hospitalares em meio período.

Dispensa de estudos

Estudantes em cursos de formação em saúde ou estudantes que já possuem um diploma na área, provenientes de um país externo à União Europeia, podem ter acesso às formações de medicina, obstetrícia, odontologia e farmácia por meio do procedimento “Dispensa de estudos”.  O estudante pode candidatar-se até duas vezes para um único estabelecimento por vez para o ingresso direto no segundo ano do 1º ciclo até o penúltimo ano do 2º ciclo.  Para isso, é necessário que o estudante envie um dossiê, com a indicação da universidade escolhida, para Espaço Campus France Brasil. Concluída a avaliação do dossiê pela universidade de interesse, três pareceres podem ser conferidos:  

1. Dispensa das provas orais e aceite direto;  

2. Convocação para a realização de provas orais;  

3. Recusa da candidatura (o estudante poderá candidatar-se novamente se desejar, uma única vez, durante a campanha de candidatura seguinte); 

3º ciclo

De acordo com a especialização escolhida, o terceiro ciclo de estudos em farmácia pode ser curto ou longo:

  • Curto (1 ano): voltado a estudantes de officine e indústria. Inclui disciplinas teóricas, complementadas por um estágio de seis meses em uma farmácia, indústria ou laboratório de pesquisa. Em paralelo, o estudante deve preparar uma defesa de tese a ser apresentada no final do ano, o que garante o Diplôme d’État de Docteur en Pharmacie. É possível prosseguir os estudos em uma escola de engenharia ou de comércio.
  • Longo (4 anos): formação de Internato acessada via concurso nacional. Combina estudo teórico, atividade profissional remunerada em um hospital e defesa de tese para obtenção de um dos três Diplômes d’Études Spécialisées (DES): biologia médica, farmácia ou inovação farmacêutica e pesquisa. É possível obter, em seguida, o Diplôme d'études supérieures spécialisées complémentaires (DESC), formação de dois ou três anos que dá qualificação de especialista.

 

Outros diplomas

Além da formação plena em farmácia, que garante o Diplôme d’État de Docteur en Pharmacie, existem outros cursos na área. Brasileiros podem se candidatar a uma Licence Professionnelle (L3), desde que se trate de formation initiale ou continue, e não de alternance, em convênio com uma empresa.

É importante ressaltar que a Licence Professionnelle possui duração de um ano e sua principal diferença da Licence é de que esta formação é concebida a partir de parcerias entre as universidades, empresas e organizações profissionais. O ingresso é possível após a validação de dois anos de estudos superiores na área desejada (BAC+2).  

Além disso, estudantes já formados podem fazer a revalidação do diploma para atuação profissional na França ou se candidatar a programas de Master em áreas como farmacologia, biotecnologia e saúde pública. Acesse aqui o catálogo. 

O processo de candidatura para Licences Professionelles (L3) e de Masters em universidades públicas francesas geralmente passa pelo Campus France e se iniciam, normalmente, no mês de outubro.  

Para aqueles que não possuem o domínio da língua francesa, existem, inclusive, formações lecionadas em inglês no nosso catálogo Taught in English

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 02/01/2019 à 15:46*
Atualizado em 27/06/2025 à 18:00*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités