Inteligência Artificial: França vence o programa europeu EuroHPC

Público geral

O projeto AI Factory France foi selecionado como parte do programa EuroHPC, uma iniciativa estratégica da União Europeia que visa desenvolver as melhores infraestruturas de computação para inteligência artificial.

O programa EuroHPC AI Factory tem o objetivo de fornecer à Europa recursos de computação de ponta, otimizados para atender às necessidades da inteligência artificial.

"Esta escolha confirma a excelência francesa em inteligência artificial e computação de alto desempenho", disse o Ministério do Ensino Superior e Pesquisa, acrescentando que se trata de um reconhecimento que reforça o impulso gerado pela Cúpula da IA, realizada em Paris no início de fevereiro, por iniciativa da Presidência da República. 

O AI Factory France deve permitir o desenvolvimento das infraestruturas de computação e serviços mais eficientes. Para o governo francês, a seleção do projeto confirma a riqueza e a qualidade do ambiente francês de pesquisa e treinamento em inteligência artificial

“A França está pronta para acolher pesquisadores do mundo inteiro que desejam construir projetos ambiciosos, éticos e soberanos, em um ambiente de excelência”, afirmou o ministro do Ensino Superior e Pesquisa, Philippe Baptiste, em nota divulgada à imprensa.

 

Reconhecimento de uma equipe francesa 

Em uníssono com o ministério, a France Universités e a Conferência de Reitores de Universidades expressam sua satisfação com a designação da AI Factory France como vencedora do programa EuroHPC. 

Este projeto, explica a conferência, é coordenado pelo GENCI (sigla para Grand Équipement National de Calcul Intensif), uma grande infraestrutura de pesquisa, um operador público criado em 2007 com o objetivo de "democratizar o uso da simulação digital por meio da computação de alto desempenho, associada hoje ao uso da inteligência artificial e em breve aos protótipos de dispositivos de computação quântica".

Além do GENCI, o projeto é liderado por uma "equipe da França" composta por vários participantes acadêmicos, parceiros de inovação e da indústria, como INRIA, CNRS e CEA, como destaca a France Universités.

 

Um ecossistema de inteligência artificial

O programa AI Factory France prevê um “ecossistema soberano de inteligência artificial, que dê suporte tanto à pesquisa pública quanto às necessidades industriais”.

Para isso, vai usar "sua expertise e infraestrutura computacional", incluindo o supercomputador Jean-Zay, em serviço desde 2019, bem como "o futuro supercomputador Alice-Recoque, previsto para 2026", especifica o ministério da Pesquisa. 

O AI Factory France inclui um ecossistema de IA "forte e descentralizado", envolvendo startups, PMEs, grandes grupos, organizações de pesquisa, data centers, universidades, escolas de negócios e engenharia

Segundo o ministério, com esta criação, a França demonstra "sua capacidade de atrair talentos, empresas e investimentos estratégicos e oferece a eles uma estrutura que lhes permite trabalhar coletivamente em um ambiente rico, estruturado e dinâmico"

Mais especificamente, a France Universités relata que a AI Factory France oferecerá um “conjunto de serviços”, como capacidade de computação, espaços de dados e modelos de IA, treinamento e ofertas de desenvolvimento econômico que podem atender às necessidades de setores estratégicos como saúde, aeronáutica, energia, defesa e mobilidade.

 

Referência europeia

O projeto como um todo tem uma dupla ambição: fortalecer a atratividade da França e da Europa em termos de IA

Isso envolve apoiar a competitividade europeia diante da concorrência global, em particular fortalecendo "um centro francês de especialização e suporte técnico para ajudar os usuários a acessarem esses diferentes serviços para aproveitar ao máximo essas tecnologias complexas". 

Este centro, diz o ministério, "representa um recurso único na Europa e deve dar suporte a projetos de IA na implantação de suas infraestruturas e serviços". 

Com esta iniciativa, a França "confirma sua ambição de estar na vanguarda da pesquisa e inovação em inteligência artificial, ao mesmo tempo em que fortalece suas raízes europeias", conclui o ministério.

Mise à jour le

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 16/05/2025 à 20:15*
Atualizado em 16/05/2025 à 20:26*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités