Top 100 Global Innovators 2023: 7 organizações francesas entre as mais inovadoras do mundo!

O Top 100 Global Innovators acaba de ser publicado pela Clarivate, especializada em divulgação científica, e a França possui sete empresas ou organizações classificadas!

Entre as instituições, estão várias preciosidades da engenharia e inovação francesas no pódio deste ano, como: CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica), a fabricante de aviões Airbus, o CEA (Comissariado para as Energias Atômicas e Energias Alternativas) e a Michelin, líder internacional na produção de pneus.

O Top 100 Global Innovators 2023 classifica, pelo mundo todo, instituições (públicas e privadas) nas quais a inteligência impulsiona o design de soluções técnicas. O relatório deste ano, redigido a partir de dados enriquecidos por líderes de pesquisa, cientistas e engenheiros, mede a "atividade inventiva e descoberta científica" que fazem parte do "fluxo da inovação moderna". No ranking, é possível identificar as instituições mais citadas por sua criatividade, comparando dados globais sobre invenções e avaliando “a força de cada ideia patenteada, usando medidas diretamente relacionadas ao seu poder de inovação”.

Sete instituições liderando suas áreas

Das 22 organizações europeias que entraram no ranking, sete são instituições ou empresas francesas, todas líderes em suas áreas de competência e excelência. São elas:

  • Airbus (em 5º lugar);

  • CEA (17º) ;

  • CNRS (18º);

  • Michelin (52º);

  • Safran, importante grupo industrial e tecnológico francês, presente internacionalmente nas áreas de aeronáutica, espaço e defesa (76º);

  • STMicroelectronics, líder mundial em semicondutores (86º);

  • Thales, um grupo de tecnologia francês especializado em aeroespacial, defesa, segurança e transporte terrestre (91º).

Inovação no coração

As empresas ou organizações citadas têm, naturalmente, reagido de forma muito positiva a este ranking. Confira o que algumas delas tem a dizer:

O CNRS sente-se muito satisfeito em fazer parte do Top 100, até porque é uma das poucas organizações públicas de pesquisa a destacar-se neste ranking internacional. Segundo o diretor do Centro Nacional, trata-se de um “reconhecimento do protagonismo do CNRS no panorama global da inovação e também do trabalho de pesquisadores dos laboratórios sob tutela do CNRS”;

Do mesmo modo, para a STMicroelectronics, é a inovação, colocada no centro da criação de valor,  que representa “uma vantagem competitiva para a nossa empresa”. Segundo a empresa, "Inovar nos permite, juntamente com os nossos clientes e parceiros, desenvolver tecnologias e produtos únicos que proporcionem soluções para um futuro mais sustentável”;

Já para a Safran, este ranking reafirma seu status de "uma das empresas mais inovadoras do mundo" e garante "a posição do grupo como referência mundial em propriedade intelectual e capacidade de inovação". “A inovação é um pilar da nossa estratégia de longo prazo, ajudando-nos a gerar os avanços que moldam o futuro do setor aeroespacial”, afirma a empresa, que revelou ter registrado 1.037 patentes, o que a torna a campeã na França;

Por fim, para a Thales, este ranking “recompensa a estratégia única da Thales em termos de inovação”, estratégia essa que é exercida em particular em setores “ligados à segurança das pessoas, países e infraestruturas”. E a empresa aponta que 50% das novas patentes registradas “referem-se a tecnologias chave relacionadas à inteligência artificial, segurança cibernética, big data, nuvem, realidade aumentada e tecnologias quânticas”.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 02/05/2023 à 15:58*
Atualizado em 27/01/2025 à 12:32*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités