
Lançamento do projeto “Future4Alliances”: apoiar e perpetuar alianças universitárias europeias
65 alianças universitárias europeias foram criadas entre 2019 e 2024. O consórcio Future4Alliances, liderado pelo Campus France e cofinanciado pela União Europeia, deve garantir o desenvolvimento dessas parcerias em estreita colaboração com as autoridades nacionais e regionais.
Campus France, líder do projeto “Future4Alliances”
O projeto europeu Future4Alliances deve durar três anos e visa apoiar a fase de estruturação das 65 alianças universitárias europeias, estabelecendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas atividades, bem como melhorando a consistência do financiamento fornecido pelos Estados ou regiões.
O Future4Alliances tem um orçamento total de 1,2 milhões de euros, dos quais 962.642 euros são cofinanciados pela UE. O início do trabalho é exatamente no primeiro semestre de 2025.
São dois objetivos principais:
- Estabelecer um ambiente legislativo e técnico favorável às alianças universitárias europeias;
- Fortalecer a coerência do financiamento nacional e regional para essas alianças, além do financiamento Erasmus+ e outros programas europeus.
Neste contexto, o consórcio identificou três temas prioritários:
- A sustentabilidade do financiamento da Aliança;
- Programas e atividades educacionais conjuntas;
- A dimensão internacional das alianças e as estruturas de acolhimento.
Para atingir os objetivos do projeto, o consórcio organizará seminários presenciais e virtuais, bem como visitas de campo, para promover o intercâmbio de boas práticas e estimular a reflexão sobre o apoio do poder público para desenvolvimentos futuros.
Com base nas análises realizadas ao longo do projeto, o Campus France e o consórcio publicarão recomendações destinadas aos Estados-Membros, à Comissão Europeia, às Alianças Europeias e a todas as partes interessadas.
Dada a natureza transformadora das alianças, as recomendações contribuirão para a evolução do ensino superior europeu como um todo.
Os membros do consórcio europeu são:
- Campus France (coordenador)
- Ministério Federal da Educação, da Ciência e da Pesquisa (BMBWF, Áustria)
- Ministério da Educação e da Ciência (MoES, Bulgária)
- EDUFI (Finlândia)
- Ministério da Universidade e da Pesquisa (MUR, Itália)
- HK-dir (Noruega)
- Fundação Tempus (Servia)
- CMEPIUS (Eslovênia)
- Ministério da Ciência, da Inovação e das Universidades (MICIU, Espanha)
A Iniciativa das universidades europeias
O projeto Alianças Universitárias Europeias nasceu após o discurso proferido pelo Presidente da República Emmanuel Macron na Sorbonne, em 26 de setembro de 2017, no qual ele falou sobre a criação de instituições europeias inovadoras, implementando programas multilíngues para enfrentar desafios e garantir os valores europeus.
Desde 2019, 65 alianças reúnem 560 estabelecimentos europeus, incluindo 63 estabelecimentos franceses.
A França é, portanto, o segundo país mais representado em termos de número de estabelecimentos envolvidos, depois da Alemanha (66 estabelecimentos). A Espanha ocupa o terceiro lugar, com 55 estabelecimentos.
Sobre o mesmo assunto
Notícias recomendadas

