
A melhor confeiteira do mundo é francesa!
Jessica Préalpato acaba de ser eleita a melhor confeiteira do mundo em 2019 pela classificação do World’s 50 Best Restaurants. Ela é a chef de confeitaria do Plaza Athénée, um restaurante 3 estrelas de Paris.
Jessica Préalpato é a primeira mulher a ser nomeada melhor confeiteira do mundo pelo World’s 50 Best Restaurants. Ela é conhecida pelo seu conceito de desseralité (dessert + naturalité), ou seja, um conceito que une sobremesas à naturalidade, usando basicamente frutas como ingredientes, sem mousse, sem creme e sem açúcar. Ela mesma diz que suas sobremesas não são necessariamente bonitas, mas cada criação demanda muito trabalho e dedicação.
Após fazer estudos em literatura (baccalauréat littéraire), Jessica Préalpato estudou psicologia (cursus en psicologie). Depois, entrou no Lycée Hôtelier de Biarritz para obter uma formação técnica voltada para o preparo de sobremesas (Brevet de Technicien Supérieur mention "cuisinier en dessert de restaurant") em 2008. Vários restaurantes fizeram parte de sua formação até que em 2015 Jessica começou a fazer parte do Plaza Athénée, famoso restaurante 3 estrelas de Alain Ducasse, localizado em Paris.

Em 2018, outra francesa também ganhou um prêmio parecido, sendo reconhecida como a melhor confeiteira de restaurante, dessa vez pela associação Les Grandes Tables au Monde. É Christelle Brua, chef de confeitaria do restaurante 3 estrelas Le Pré Catalan, em Paris. Tanto a conquista de Jessica como de Christelle são muito importantes para a França e para as mulheres no geral. Isso pois mesmo a França sendo um importante centro gastronômico, poucas mulheres chegam a ganhar tamanho prestígio no mundo da confeitaria. Parabéns, mulheres!
França, um país de excelência em formações gastronômicas
Se a carreira de Jessica te inspirou e você tem interesse na área de gastronomia, o ensino superior francês te oferece várias opções de cursos. Você pode começar seus estudos em qualquer nível (técnico, baccalauréat, graduação, mestrado) e nas mais variadas instituições, desde escolas de hotelaria e escolas profissionalizantes até grandes escolas de cozinha e institutos especializados. Você pode conferir todas as opções de cursos em nosso catálogo. Venha fazer um curso de gastronomia “à francesa”, estudantes estrangeiros são muito bem-vindos!
Notícias recomendadas

