
DELF/DALF: últimos dias para inscrição na sessão de novembro
Última sessão a ser aceita para as candidaturas 2020-2021 encerra inscrições no dia 6 de setembro; candidatos ainda poderão prestar o TCF
Os interessados em realizar a candidatura para graduação e pós-graduação com o DELF ou o DALF devem inscrever-se na sessão de novembro, no máximo, até o dia 6 de setembro de 2019. Esta será a última sessão dos exames aceita para o próximo período de candidaturas.
As provas da sessão de novembro, divididas segundo o nível e entre individuais e coletivas, acontecem entre 1º e 29 de novembro. Para realizar a sua inscrição e verificar as datas, é preciso contatar a unidade da Aliança Francesa mais próxima.
Quem não possuir o DELF ou o DALF ainda poderá prestar as provas do TCF-TP ou TCF DAP, em função do tipo de candidatura. A última sessão do TCF-TP que será aceita para as candidaturas 2020-2021 acontecerá em março de 2020.
TCF, DELF ou DALF: qual a diferença?
Mas, afinal, qual é a diferença entre estes exames de proficiência da língua francesa? O DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa), assim como o DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa), são diplomas. Os candidatos, ao realizarem a inscrição, escolhem a prova correspondente ao nível desejado, por exemplo, DELF B2. Se atingirem a pontuação mínima, serão titulares do diploma, que não possui prazo de validade.
O TCF, por sua vez, é um teste de nível. Todos os inscritos recebem um nível, que varia de A1 à C2, conforme o seu desempenho na prova. O TCF possui validade de até 2 anos. Existem também diferenças entre o TCF-DAP e o TCF-TP. O primeiro é obrigatório para as candidaturas DAP Blanc (1º ano da graduação em universidades públicas) e DAP Jaune (qualquer ano de formações em arquitetura), enquanto o segundo é amplamente aceito para as demais candidaturas (L2, L3, M1 e M2).
Tanto o TCF, quanto o DELF ou o DALF, são amplamente aceitos pelas universidades francesas. Para acessar mais informações sobre os exames, acesse a página Testes e diplomas de língua francesa.
Notícias recomendadas

