CROUS lança número de telefone para atender demandas de estudantes

Público geral

O CNOUS implementou um novo sistema para facilitar a vida dos estudantes na França: um único telefone, que permite entrar em contato com a rede CROUS. Anote o número: 09 72 59 65 65.

O anúncio do número de telefone faz parte de uma política global de modernização dos serviços públicos. O objetivo do CNOUS é atender com mais eficiência e rapidez as solicitações relativas à vida estudantil – seja nas áreas de auxílio financeiro, moradia, alimentação ou apoio social. 

É importante saber que, na França, "o telefone continua sendo o canal mais utilizado para entrar em contato com um funcionário público".

 

O que significa?

Antes de falar sobre os benefícios, vamos explicar o que são esses serviços.

O CNOUS (sigla de Centre national des œuvres universitaires et scolaires, na tradução livre: Centro Nacional de Obras Universitárias e Escolares) foi criado ao mesmo tempo que o CROUS, pela lei de 16 de abril de 1955. A sua missão é gerenciar a rede CROUS.

O CROUS é uma rede nacional de 27 estabelecimentos administrativos públicos espalhados pelo país, sob a supervisão do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa. A rede atua para promover o acolhimento e o apoio aos estudantes no dia a dia e garantir a eles as melhores chances de sucesso ao longo dos estudos. 

São mais de 12.000 agentes públicos atendendo 2,8 milhões de estudantes. Entre os serviços, estão:

  • Bolsas de estudo e auxílio financeiro;
  • Apoio social;
  • Alojamento em residências universitárias (mais de 170.000 lugares em quase 800 residências universitárias);
  • Locais de restauração variados, acessíveis e de qualidade (restaurante universitário, cafetaria, CrousTruck, self-service, etc.);
  • Empregos estudantis;
  • Atividades ricas e diversificadas nos campos cultural, artístico, esportivo, etc. 

 

Melhoria contínua na qualidade dos serviços

Todos os CROUS estão comprometidos com a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos aos alunos. Eles já desenvolveram diversas ferramentas para simplificar procedimentos, como a desmaterialização das bolsas e a implantação de uma plataforma nacional para agendamento de consultas com os serviços sociais.

A melhoria contínua dos sistemas de informação representa uma simplificação tanto para os agentes quanto para os alunos. A introdução de um único número de chamada (ao preço de uma chamada local) simplifica ainda mais os procedimentos e fortalece a gestão da rede. 

 

Quatro call centers regionais

Questões envolvendo bolsas de estudo, moradia, CVEC (Contribuição Estudantil e para a Vida no Campus), serviços sociais, alimentação, solicitações de auxílio financeiro emergencial e todas as outras solicitações de informações gerais podem ser tratadas por meio deste único número.

Conforme especificado pelo CNOUS, os alunos terão apenas que indicar o número do seu departamento para serem atendidos pelo contact center ao qual estão vinculados regionalmente. 

São quatro centros de contato regionais: Clermont-Ferrand, Rennes, Bordeaux e Estrasburgo, com exceção de Reunião e Mayotte. Eles poderão gerenciar essas chamadas e torná-las uma "ferramenta adicional para facilitar os procedimentos dos alunos e melhorar o monitoramento de seus arquivos", segundo as palavras do presidente do CNOUS, Bénédicte Durand, que apresentou o sistema.

 

Serviço de alimentação universitária

Dentre todos os serviços oferecidos pela CROUS, o serviço de alimentação universitária é aquele do qual todos os estudantes na França podem se beneficiar. 

Relatório recente publicado pelo Conselho Superior da Família, da Infância e da Terceira Idade (HCFEA) acaba de elaborar um inventário da restauração universitária. O documento destaca, em particular, que a frequência aos restaurantes universitários continuou a aumentar desde o fim da crise sanitária e a introdução da refeição de 1 euro: 63,5% da população estudantil faz as suas refeições num restaurante universitário.

O relatório, no entanto, indica que uma parte da população estudantil não se beneficia de uma estrutura de alimentação estudantil próxima ao local de estudo. Este é um ponto que o Ministério do Ensino Superior acaba de abordar, ao anunciar uma nova ajuda para alimentação estudantil que coloca a "equidade territorial no centro do sistema"

Este auxílio, que deve ser “simples, automático e desmaterializado”, tem o objetivo de garantir a todos os estudantes o acesso à alimentação a um preço moderado. Este novo sistema será destinado a estudantes localizados em “zonas brancas”, locais que não possuem um restaurante CROUS próximo.

Segundo o ministério, o valor do auxílio varia dependendo da situação do aluno. 

 

Para uma oferta de restauração mais sustentável

Outro ponto importante em relação à alimentação é um acordo assinado na última Feira Internacional de Agricultura. O Cnous e o Inrae (Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola, Alimentar e Ambiental) definiram um prazo de cinco anos "para trabalharem juntos para promover alimentos sustentáveis ​​e acessíveis para os estudantes".

Conforme especificaram os signatários deste acordo, a nova parceria visa a apoiar a inovação e o acompanhamento da restauração universitária, nomeadamente na área da "sustentabilidade da oferta de restauração coletiva e do reforço das opções de base vegetal nesta oferta".

O trabalho realizado no âmbito do acordo se concentrará na "compreensão dos determinantes de uma oferta mais sustentável", mas também na diversificação das refeições, no apoio aos chefs no desenvolvimento das suas práticas culinárias e, de forma mais geral, na sensibilização dos estudantes para uma alimentação mais sustentável.

Mise à jour le

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 22/05/2025 à 17:39*
Atualizado em 22/05/2025 à 19:12*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités