
O Financial Times acaba de publicar seu ranking mundial 2025 dos “mestrados em finanças pré-experiência”.
Quatro escolas francesas figuram entre as cinco primeiras posições do ranking mundial: ESCP, SKEMA, ESSEC e HEC. Com um total de onze instituições classificadas, a França lidera esse ranking.
Para estabelecer a classificação, que este ano inclui 70 instituições (contra 65 em 2024), o Financial Times se baseou em diferentes critérios relacionados, principalmente, aos egressos: inserção profissional após o diploma, salário após três anos de experiência, evolução salarial, tipo de cargo ocupado, entre outros.
Outros critérios mais amplos também entram na metodologia: número de professoras, número de doutorandos, idioma de ensino, além do número de professores e estudantes internacionais presentes na instituição. Esses dados são fornecidos tanto pelos próprios egressos quanto pelas instituições.
França domina o Top 5
Mais uma vez neste ano, a França tem motivos para se orgulhar. Quatro de suas escolas estão no Top 5:
- ESCP Business School, que permanece na 1ª colocação;
- SKEMA Business School, que sobe uma posição e fica em 2º lugar mundial;
- ESSEC, estável, mantendo o 4º lugar;
- HEC, que perde três posições, mas ainda está entre as cinco melhores.
Embora as escolas de negócios europeias dominem o ranking geral, chama a atenção a presença de uma escola chinesa no 3º lugar, o que representa uma "concorrência crescente", segundo o Financial Times.
França é o 2º país do mundo em excelência nos mestrados em finanças
Além do Top 5 altamente representativo, a França tem 11 instituições entre as 70 melhores do mundo em mestrados de finanças, segundo o Financial Times. São elas:
- emlyon Business School, que sobe duas posições (13ª);
- IESEG School of Management, com um avanço impressionante de 11 posições (15ª);
- Grenoble École de Management (22ª);
- NEOMA Business School (25ª);
- Rennes School of Business (39ª);
- Audencia, que entra no ranking (40ª);
- Toulouse School of Management (45ª).
Com essas 11 instituições classificadas, a França é o 2º país do mundo em excelência nos mestrados em finanças. Como em 2024, ela fica logo atrás do Reino Unido (com 14 instituições), mas à frente dos Estados Unidos (com 6 instituições).
Sobre o mesmo assunto
Notícias recomendadas

