
6 instituições francesas no Top 100 das universidades mais internacionais
O novo ranking das “universidades mais internacionais do mundo” da Times Higher Education (THE) apresenta seis instituições francesas classificadas no Top 100.
A publicação britânica THE, especializada em notícias sobre educação superior, publica diversos rankings temáticos ao longo do ano – incluindo o “ranking geral” de universidades do mundo todo.
Em um dos levantamentos, foram compilados dados relativos à internacionalização em cada estabelecimento já classificado no ranking geral. Assim, saiu a “lista das universidades mais internacionais do mundo para 2025”.
A reputação internacional de um estabelecimento
Para a publicação britânica, as universidades são “por natureza instituições globais” que “normalmente acolhem comunidades de estudantes e investigadores de todo o mundo”.
O ranking das universidades mais internacionais leva em consideração a proporção de estudantes e funcionários internacionais, bem como publicações em periódicos científicos com pelo menos um coautor internacional.
Há ainda outro elemento, mais subjetivo, que representa 25% da pontuação total: “a reputação internacional de uma universidade”. Essa avaliação é feita por um renomado pesquisador externo à instituição que, a convite da THE, aponta quais são "as melhores universidades do mundo em termos de ensino e pesquisa em sua área".
Seis estabelecimentos franceses classificados no Top 100
Em 2025, 217 estabelecimentos entraram no ranking das universidades mais internacionais.
Embora, sem surpresa, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Suíça – e também, até certo ponto, o Reino Unido – estejam entre os países líderes, a França se destacou na avaliação da internacionalização.
Seis estabelecimentos franceses foram classificados dentro do Top 100, subindo alguns lugares em relação a edições anteriores. São eles:
- Instituto Politécnico de Paris, na 42ª posição (ganhou dois lugares em relação a 2024);
- Universidade Sorbonne, na 71ª (mais seis lugares) ;
- Universidade PSL (Paris Sciences & Lettres), na 84ª (mesma posição que no último ano) ;
- Universidade de Aix-Marseille, na 93ª (mais nove lugares);
- Universidade de Toulouse, na 95ª posição (mais seis lugares);
- Universidade Paris Saclay, 90ª (mais sete lugares).
Outros três estabelecimentos aparecem em seguida, completando o ranking internacional e totalizando nove instituições francesas classificadas:
- Université Paris Cité (114ª);
- Universidade Grenoble Alpes (125ª);
- Escola Normal Superior de Lyon (140ª).
Sobre o mesmo assunto
Notícias recomendadas

