Relatório de 2023 sobre os investimentos internacionais: 35 decisões de investimentos por semana na França

Público geral

A Business France, agência nacional para a internacionalização da economia francesa, acaba de publicar o balanço de 2023 em relação aos investimentos internacionais na França, que, segundo a agência, reflete a confiança dos investidores estrangeiros em um contexto global instável. Em 2023, foram registradas 1.815 decisões de investimento na França, o que equivale a uma média de 35 decisões por semana.

"Por meio das reformas e de nossa estratégia de atratividade, a França continua a atrair cada vez mais investimentos internacionais. Nossos parceiros confiam em nós! Isso é bom para o emprego e para a vida das regiões", afirmou o Presidente Macron em uma mensagem no Twitter para comentar esses novos resultados muito encorajadores para a atratividade e a economia francesas.

 

A França é a campeã da Europa

De acordo com a Business France, esses resultados realmente confirmam que "a França conseguiu manter sua atratividade entre os investidores internacionais". Eles são "o resultado de um amplo programa de reformas estruturais implementadas desde 2017", com o objetivo de "transformar a economia, a atividade das empresas e aumentar a competitividade". A agência também destaca que a França ocupa "o primeiro lugar na Europa em termos de recepção de investimentos estrangeiros, há quatro anos consecutivos".

Em detalhes, em 2023, foram exatamente 1.815 decisões de investimento registradas, tantos projetos que permitirão "a criação ou a manutenção de 59.254 empregos em um horizonte de 3 anos". Trata-se principalmente de investimentos estrangeiros em várias áreas, como descarbonização, digitalização, preservação e parcerias tecnológicas, que fazem parte da estratégia de atratividade da França para 2030. Vale ressaltar que a descarbonização, uma prioridade para a França, representa sozinha 205 projetos de investimento, ou seja, 11,3% do total de projetos.

 

Europa e Estados Unidos lideram como investidores

Todos esses projetos, destaca a Business France, vêm originalmente de 56 países diferentes. Para a grande maioria deles, no entanto, esses projetos têm origem na Europa (65% dos projetos e 56% dos empregos), mas os Estados Unidos mantêm a primeira posição com 305 projetos (17.000 empregos), seguidos pela Alemanha com 272 projetos (6.815 empregos). O Reino Unido completa o pódio dos países investidores na França, com 173 projetos registrados (4.435 empregos).

Internamente, os projetos de investimento internacional irrigam todo o território. Empresas sob controle estrangeiro estão presentes e criam empregos em todas as regiões da França. Por exemplo, 49% dos projetos e 73% dos projetos industriais são realizados em municípios com menos de 20.000 habitantes.

 

A nova ambição industrial e econômica da França

O plano France 2030 oferece aos investidores estrangeiros a oportunidade de participar da nova ambição industrial da França. Por isso, 559 dos projetos registrados neste balanço de 2023 dos investidores dizem respeito a segmentos prioritários identificados pelo France 2030, totalizando 31% dos investimentos.

No entanto, como destaca o site da Presidência da República, "a França não está descansando sobre seus bons resultados, ela está se comprometendo firmemente com novas reformas para manter sua posição no cenário mundial e europeu". O país continua "seus esforços de modernização e inovação" e, para promover seus atrativos econômicos, os investidores estrangeiros são convidados todos os anos a Versalhes para a Cúpula Choose France, um "evento que se tornou indispensável no calendário dos líderes internacionais". Da mesma forma, a França lançou no outono passado a campanha Make it Iconic, uma campanha de comunicação que se baseia nos atrativos da França "em termos de dinamismo industrial e econômico, potencial de inovação, vitalidade cultural e artística". E a Presidência conclui: "Investidores e talentos do mundo inteiro são convidados a vir criar neste território de inovação".

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 11/04/2024 à 20:30*
Atualizado em 11/04/2024 à 20:38*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités