​​Semanas dos Estudantes de Ecologia e da Solidariedade: os estudantes fazem ouvir suas vozes

Público geral

As Semanas dos Estudantes de Ecologia e da Solidariedade (SEES) são uma versão estudantil da Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável. As SEES, que ocorrem este ano de 11 de março a 14 de abril de 2024, propõem diversas iniciativas para reunir estudantes e atores engajados em prol de campi e sociedade mais sustentáveis. O tema deste ano é dar voz aos estudantes, permitindo que expressem suas aspirações.

Desde 2015, as Semanas dos Estudantes de Ecologia e da Solidariedade são organizadas pela RESES, Rede Estudantil por uma Sociedade Ecológica e Solidária, uma rede de associações estudantis que lideram projetos relacionados a questões ecológicas e solidárias, como alimentação, biodiversidade, clima e resíduos. Os dois principais objetivos desta rede são: 100% dos estudantes capacitados e engajados nas questões ecológicas, solidárias, climáticas e de biodiversidade e 100% de campi sustentáveis e engajados na transição ecológica, seja em sua governança, funcionamento ou cursos.

 

Uma rede bem estabelecida

A RESES é composta por mais de 150 associações membros, espalhadas por mais de 45 cidades e em mais de 90 campi. Com base nessa sólida presença, a rede apoia, promove e financia projetos estudantis que surgem durante as Semanas dos Estudantes de Ecologia e Solidariedade.

Durante essas semanas, a RESES é capaz de:

  • Sensibilizar os estudantes para questões ambientais e sociais;
  • Compartilhar "soluções sustentáveis", conforme definidas pela "Agenda 2030 adotada pelas Nações Unidas e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em toda a Europa";
  • Mobilizar os estudantes sobre essas questões, promover as ações estudantis lançadas nesse contexto e financiá-las parcialmente.

Concretamente, diferentes tipos de ações são coordenadas pela RESES: conferências, exposições, workshops, caminhadas de limpeza, desafios, debates em cinema, espaços de doação, brechó solidário... Essas ações devem ser iniciadas por associações estudantis, estudantes, instituições de ensino superior, CROUS (centros regionais de obras universitárias e escolares) ou coletividades.

 

Dezenas de ações programadas

Todas as ações certificadas que ocorrem durante as SESS já estão listadas e classificadas em grandes temas no site dedicado. Entre elas, podemos destacar algumas iniciativas:

  • A Semana da Terra, uma semana de sensibilização para a "transição socioecológica", organizada pelo Instituto Agro de Montpellier;
  • Uma troca de livros, organizada pela biblioteca universitária do IUT de Troyes;
  • Um workshop sobre preservação da água, proposto pelo CROUS de Estrasburgo;
  • Uma Semana de Solidariedade, um momento festivo no campus da Douai em Villeurbanne;
  • Uma "Vila Ecológica", criada pelo CROUS de Poitiers nos campi de La Rochelle e Niort;
  • Uma conferência sobre "os impulsionadores da ecologização da economia", organizada pela Sciences Po Toulouse;
  • O festival Bascule(s) na Universidade de Bordeaux, para "destacar e questionar o compromisso com as transições ambientais e sociais";
  • Uma conferência sobre "digital responsável" organizada pelo IMT Atlantique em Brest;
  • Um workshop "Mural do Clima" proposto pelo CROUS de Rennes;
  • Uma exposição floral organizada por 450 estudantes do Instituto Agro Rennes-Angers.

 

Prêmios para ações sustentáveis

Todas essas ações podem concorrer aos Troféus SEES. Esses troféus incentivam as associações estudantis a implementar iniciativas sustentáveis em seus campi ou online, a motivar e capacitar os estudantes sobre questões ecológicas e solidárias. Para esta edição de 2024, com o tema das SEES sendo "as vozes dos estudantes", o Troféu é dividido em várias categorias, relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Um apelo "para sacudir seu campus";
  • Alimentação "para uma melhor alimentação em seu campus";
  • Economia circular "para transformar um resíduo em recurso";
  • Biodiversidade "para ecossistemas preservados";
  • Solidariedade "para reduzir as desigualdades".

Ao final do concurso, cinco associações estudantis que tenham realizado ações entre 11 de março e 14 de abril de 2024 serão premiadas. Cada categoria terá seu próprio vencedor, que receberá um auxílio financeiro e também terá acesso a um acompanhamento personalizado para desenvolver suas ações.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 04/04/2024 à 20:25*
Atualizado em 04/04/2024 à 20:38*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités