Université de Franche-Comté lança edital para as Bolsas Victor Hugo

Estudantes

As bolsas contemplam estudantes de mestrado vindos de países latinos e do Haiti; candidaturas devem ser enviadas entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro pelas instituições de ensino estrangeiras parceiras da Franche-Comté

Situada no leste da França, próxima à Suíça, a Université de Franche- Comté (UFC) é uma das mais antigas instituições universitárias do mundo, criada em 1423. Com o objetivo de encorajar e fortalecer os intercâmbios universitários com a América Latina e o Haiti, a instituição criou a bolsa Victor Hugo, que permite que estudantes estrangeiros vindos dessas regiões tenham a oportunidade de cursar um ano de master na UFC.

A bolsa Victor Hugo cobre as taxas de inscrição da universidade e o alojamento do estudante em uma residência universitária do CROUS com internet, além de pagar ao aluno o equivalente a duas refeições por dia no restaurante universitário. Tudo isso durante doze meses, sendo o valor total da bolsa equivalente a cerca de 7.300 euros.  

O benefício também dá direito a um curso intensivo obrigatório de língua francesa, antes das aulas começarem. Esse curso tem duração de dois meses (julho e agosto), oferecido pelo Centro Linguístico Aplicado da Université Franche-Comté. 

Para candidatarem-se ao programa de bolsas, os alunos devem ter menos de 35 anos durante todo o ano letivo que cursarão na universidade, ter um diploma de graduação reconhecido pela França e estar inscritos em uma formação oferecida por uma instituição parceira da UFC situada na América Latina ou Haiti, dentre outros requisitos. No Brasil, 8 instituições públicas de ensino são parceiras da UFC. Confira quais são elas clicando aqui.

Candidatos que estiverem recebendo uma bolsa do governo francês no momento da candidatura não são elegíveis, bem como candidatos que enviarem dossiês incompletos ou não forem compatíveis com os requisitos da bolsa. 

 

Candidaturas

As candidaturas devem ser enviadas através das instituições de ensino latinas e do Haiti parceiras da UFC, entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro de 2020. Cada instituição pode enviar à Université Franche-Comté até cinco dossiês por ano de candidatura, sendo de responsabilidade das instituições os critérios e processos utilizados para selecionar esses dossiês. Dossiês enviados para a UFC através dos estudantes não serão levados em consideração.

Para mais informações sobre a bolsa e candidaturas, consulte o Guia de Candidaturas e Informações Práticas anexado abaixo, disponível apenas em francês. Para informações complementares, entre em contato com a Université Franche-Comté, através do email dri@univ-fcomte.fr ou contate uma das instituições parceiras da UFC no Brasil.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 17/12/2019 à 18:08*
Atualizado em 17/12/2019 à 18:52*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités