Candidatura via Campus France

Conheça abaixo o procedimento de candidatura para todas as instituições conectadas ao Campus France

A quem se destina o processo de candidatura via Campus France?

O processo de candidatura via Campus France destina-se exclusivamente aos estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que desejam realizar candidaturas em uma universidade ou instituição francesa conectada ao Campus France para os seguintes níveis de estudos:

  • 1º ano de Licence (“graduação”) em uma universidade francesa 
  • 2º ano de Licence (L2 - “graduação”) em uma universidade francesa. 
  • 3º ano de Licence (L3 - “graduação”), terceiro e último em uma universidade francesa. 
  • 1º ano do Master (M1), primeiro ano de “pós-graduação” na França. 
  • 2º ano do Master (M2), segundo e último ano de “pós-graduação” na França. 
  • Arquitetura (diplomas de nível Licence ou de nível Master) ministradas nas Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (Écoles Nationales Supérieures d’Architecture - ENSA) 
  • Bachelor Universitaire de Technologie (BUT) nos Instituts Universitaires Technologiques – diploma nível tecnólogo
  • Réseau Polytech – inscrição no terceiro ano universitário (primeiro ano do ciclo de engenharia) ou no primeiro ano do ciclo preparatório (2 anos) nas três Polytech que oferecem possibilidade para ingresso no primeiro ano. Duração total dos estudos: 5 anos. Seja qual for a via de acesso a uma formação Polytech, você inicia o procedimento pela plataforma Études en France, continua o processo de candidatura no site Polytech e depois você retorna para a plataforma Études en France para concluir o procedimento.

O procedimento de candidatura via Campus France NÃO se destina a:

  • Candidatos que possuem nacionalidade francesa. Verifique sua situação aqui.
  • Programas de intercâmbio acadêmico (acordo entre universidades brasileiras e francesas).
  • Seleção a outros tipos de instituições de ensino superior que não sejam universidades públicas, tais como grandes écoles, universités catholiques, escolas de gastronomia, institutos de ciências políticas, escolas de arte, conservatórios, etc.
  • Estudantes titulares de um Baccalauréat français. Verifique sua situação aqui.
  • Aos diplomas BTS (Brevet d’études supérieures), CPGE (Classe Préparatoire aux Grandes Écoles) e MANAA (Mise à niveau en arts appliqués). As candidaturas a essas formações devem ser realizadas por meio do site ParcourSup.

Onde estudar? Como identificar e escolher um curso na França?

Antes de iniciar sua candidatura, é indispensável que você já tenha identificado as instituições que oferecem o(s) curso(s) de seu interesse na França. Para tanto, consulte nossa página 'Encontre sua formação'.

  • 1º ano de Licence – Três candidaturas na mesma área de estudos (Mention)(DAP BLANC).
  • Arquitetura – Duas candidaturas com ordem de prioridade (DAP JAUNE).
  • 2º e 3º ano de Licence ou 1º e 2º ano de Master - sete candidaturas. 
  • BUT – sete candidaturas.
  • Réseau Polytech – até 3 candidaturas.

Tutoriais Campus France

Para auxiliar no preenchimento de seu dossiê eletrônico, consulte abaixo:

O Guia do candidato traz diversas informações importantes sobre o seu processo, tais como suas responsabilidades, calendário da campanha, lista de documentos necessários e avisos. Leitura obrigatória aos candidatos. 

Image
GD

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Tutoriais Youtube

Preenchimento das informações pessoais

Calendário de candidaturas 2024-2025

     

    cl

    Informações complementares

    O calendário acima é válido para a maioria das instituições francesas conectadas ao Campus France. No entanto, algumas instituições podem estabelecer prazos diferentes para o cumprimento de todas as etapas da candidatura, por isso considere sempre o menor prazo para finalizar seu processo.

    Caso você também esteja se candidatando a instituições não conectadas à nossa plataforma, atente-se para possíveis diferenças de calendário e de documentos exigidos.

    Atenção! Para o DAP Blanc não há distinção entre instituições conectadas e não-conectadas à nossa plataforma. Todas as candidaturas passam, obrigatoriamente, pelo Campus France.

    A indicação de resposta das formações ocorrerá no mês de abril em seu dossiê eletrônico. Acesse-o constantemente. 

    Verifique a lista de instituições que poderão aplicar exonerações parciais do custo da formação: https://www.campusfrance.org/fr/droits-differencies

    Exames de proficiência

    Os exames de proficiência do francês que podem ser apresentados na candidatura são: o DELF/DALF, o TCF-TP com prova de expressão escrita. Saiba mais sobre cada exame neste link e entre em contato com a Aliança Francesa mais próxima de sua residência para verificar os prazos de inscrição, datas de realização das provas e obtenção dos resultados.

    Idealmente, o resultado do teste de proficiência (attestation de réussite do DELF/DALF ou duplicata do TCF-TP) deve ser apresentado até a data final de submissão do dossiê.

    Para as candidaturas em L2, L3, M1 e M2, caso não tenha o resultado dos exames de proficiência até o prazo máximo de submissão do dossiê, o candidato pode anexar um comprovante de inscrição na sessão indicada no Guia do Candidato. Os candidatos em L1 devem, obrigatoriamente, apresentar o resultado até a data final de submissão do dossiê.

    TCF DAP 

    O teste TCF-DAP deixou de ser aplicado. Em substituição, é possível apresentar o resultado válido do TCF-TP com prova de expressão escrita obrigatória.
     

    Image
    PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA VIA CAMPUS FRANCE

    1) Cadastro online no Campus France Brasil

    - Crie seu dossiê na plataforma Études en France. Confira a lista de documentos necessário no Guia do Candidato.

     2) Preenchimento do formulário online Campus France:

    - Escolha a opção "Sou candidato".

    - Preencha "Minhas informações pessoais" e anexe os documentos solicitados conforme lista de documentos disponível no Guia do Candidato (tamanho máximo de 300kb para cada arquivo).

    - Preencha "Meu percurso e meus diplomas" e anexe os comprovantes dos documentos solicitados: diplomas e históricos de notas acompanhados de suas respectivas traduções juramentadas.

                    ¹ Cartas de recomendação e comprovantes de experiências profissionais são opcionais. Se optar por inclui-los, será preciso providenciar as traduções juramentadas dos documentos. Na plataforma, selecione a opção ‘Outra atividade’.

                    ² Somente serão aceitos documentos em inglês ou traduzidos para inglês caso as candidaturas selecionadas sejam exclusivamente para cursos ministrados em inglês.

    - Preencha “Minhas competências linguísticas” e anexe seu comprovante do teste de proficiência em francês.

    ATENÇÃO! O TCF-DAP deixou de ser aplicado. Porém,  é obrigatório apresentar um teste de proficiência para as candidaturas em 1º ano de Licence nas universidades públicas francesas e nas escolas de arquitetura (DAP BLANC e JAUNE). Os candidatos poderão apresentar o resultado dos exames TCF-TP com prova de expressão escrita, DELF B2, DALF C1 ou C2.

    - Para declaração de estadas na França, você poderá anexar comprovantes (opcional).

    - Candidatos ao diploma de arquitetura (DAP JAUNE) independentemente do nível escolhido (Licence ou Master) deverão encaminhar um Portfolio formato A4 de forma virtual conforme indicado no Guia do Candidato.

    3) Registro online dos cursos para os quais deseja se candidatar

    - Pesquise e selecione os cursos de seu interesse de acordo com o seu projeto de estudos. Assista nosso tutorial de acordo com o seu projeto de estudos, para saber como identificar os cursos de seu interesse e localizá-los na plataforma on-line.

    - Escreva seus textos de motivação em francês até 2.500 caracteres (o texto poderá ser escrito em inglês somente se o curso for ministrado em inglês).

    - Valide as candidaturas registradas.

    - Registre também as suas candidaturas que serão feitas junto às instituições não-conectadas à plataforma Etudes en France.  Em caso de admissão de candidaturas não registradas, será obrigatório a realização de um novo dossiê, incluindo o pagamento e entrevista, para o processo pré-consular.

    IMPORTANTE! Atente-se para as informações presentes na ficha “Informações sobre o curso”.

    4) Submissão de seu dossiê de candidatura ao Campus France

    - Clique em “Submeto meu dossiê ao Campus France”. Verifique acima a data limite de submissão de seu dossiê de acordo com o seu projeto de estudos. Após a submissão de seu dossiê de candidatura, você será informado em até um dia útil sobre o pagamento da taxa administrativa Campus France.

    5) Pagamento da taxa administrativa Campus France

    - Realize o pagamento da taxa Campus France R$570,00 em até dois dias úteis de acordo com a forma de pagamento indicada.

    - Seu dossiê de candidatura só será avaliado por nossa equipe após a confirmação do pagamento.

    - Nossa equipe poderá, eventualmente, solicitar correções em seu dossiê. Realize as correções com atenção e submeta novamente seu dossiê para avaliação. Lembre-se: quanto mais correções forem necessárias, mais tempo na etapa da validação o seu dossiê permanecerá.

    - Após a validação de seu dossiê, você será informado sobre o agendamento da entrevista presencial de candidatura, devendo esta ser realizada no Brasil unicamente, em um dos locais habilitados.

    6) Agendamento de sua entrevista presencial de candidatura Campus France

    - Para agendar sua entrevista presencial de candidatura no Brasil, você deverá escrever um e-mail para o endereço informado e realizá-la em um prazo de até duas semanas. Não tente agendar ou cancelar sua entrevista pela plataforma Etudes en France. Entrevistas on-line não são autorizadas.

    - Realizada a entrevista, o seu dossiê estará completo e será transmitido para as universidades conectadas de seu interesse.

    IMPORTANTE: verifique com os responsáveis pelos cursos de sua seleção (ou Secrétariat do departamento) se haverá necessidade de algum procedimento de candidatura específico a ser realizado paralelamente à candidatura Campus France ou se eles determinam algum prazo de finalização diferente dos divulgados acima. Algumas instituições conectadas ao Campus France podem eventualmente solicitar que faça isso, de forma que é muito importante verificar diretamente com as universidades/escolas de seu interesse como proceder em relação a esta situação (documentos, prazos etc).

    As instituições responderão no dossiê eletrônico. Não deixe de acompanhar suas candidaturas!

    Pedido de visto

    As orientações sobre o pedido de visto serão enviadas somente depois receber um aceite e realizar a sua escolha definitiva. Caso você se interesse em obter informações sobre a documentação que deverá providenciar, acesse o site do Consulado onde deverá depositar o pedido de visto, de acordo com o seu local de residência.

    Recados instituições de ensino superior 2024-2025

    Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

    No momento, apenas as formações em L1 estão disponíveis na plataforma. As demais formações  indicadas como "« Formation fermée par l’établissement » serão disponibilizadas a partir de 21/11/2023 na plataforma "Études en France". Em caso de dúvidas, a instituição solicita o contato direto com o setor de admissões.

    Université Paris 2 Panthéon-Assas

    A Universidade Paris-Panthéon-Assas decidiu abrir na plataforma "Études en France" apenas as candidaturas para Diplômes Supérieurs d’Université (DSU), bem como para o primeiro ano de Licence (DAP).

    Os candidatos internacionais que desejam se candidatar para o segundo ou terceiro ano de Licenciatura (L2/L3) ou para um Mestrado (M1/M2) serão convidados a seguir os procedimentos e os calendários que serão atualizados e publicados nas páginas dedicadas:

    Os candidatos a uma L2/L3/M1/M2 não podem adicionar essas formações ao seu carrinho "Études en France" para Paris Panthéon-Assas. No entanto, em caso de admissão, o procedimento Études en France continua sendo necessário na etapa pré-consular ("je suis accepté") para a obtenção do visto.

    Recomendamos sempre aos candidatos graduados em Direito que comecem com um Diplôme Supérieur d’Université (DSU) antes de considerar um Master. Aliás, recebemos regularmente estudantes brasileiros em nossos DSUs. No entanto, o DSU está aberto apenas para candidatos titulares de um diploma considerado equivalente a um nível de Mestrado/Master 1. O nível de Licenciatura (bacharelado com duração de 3 anos) não é suficiente para ingressar no DSU. Aceitamos em nossos DSUs candidatos titulares de um Bacharelado em Direito.

    Em caso de dúvidas, a instituição solicita o contato direto com o setor de admissões.

    Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

    Découvrir