Candidatura via Campus France

Mise à jour le

Conheça abaixo o procedimento de candidatura para todas as instituições conectadas à plataforma "Études en France"

A quem se destina o processo de candidatura "Études en France"?

O processo de candidatura via "Études en France" destina-se exclusivamente a estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que desejam realizar candidaturas em uma universidade ou instituição francesa conectada ao "Études en France" para os seguintes níveis de estudos:

  • 1º ano de Licence (“graduação”) em uma universidade francesa 
  • 2º ano de Licence (L2 - “graduação”) em uma universidade francesa. 
  • 3º ano de Licence (L3 - “graduação”), terceiro e último em uma universidade francesa. 
  • 1º ano do Master (M1), primeiro ano de “pós-graduação” na França. 
  • 2º ano do Master (M2), segundo e último ano de “pós-graduação” na França. 
  • Arquitetura (diplomas de nível Licence ou de nível Master) ministradas nas Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (Écoles Nationales Supérieures d’Architecture - ENSA) 
  • Bachelor Universitaire de Technologie (BUT) nos Instituts Universitaires Technologiques – diploma nível tecnólogo
  • Réseau Polytech – inscrição no terceiro ano universitário (primeiro ano do ciclo de engenharia) ou no primeiro ano do ciclo preparatório (2 anos) nas três Polytech que oferecem possibilidade para ingresso no primeiro ano. Duração total dos estudos: 5 anos. Seja qual for a via de acesso a uma formação Polytech, você deve iniciar o procedimento pela plataforma Études en France, continuar o processo de candidatura no site Polytech e depois retornar para a plataforma Études en France para concluir o procedimento.

O procedimento de candidatura via Études en France NÃO se destina a:

  • Candidatos que possuem nacionalidade francesa. Verifique sua situação aqui.
  • Candidatos que possuem nacionalidade europeia. Verifique sua situação aqui
  • Programas de intercâmbio acadêmico (acordo entre universidades brasileiras e francesas). A candidatura é realizada diretamente com a universidade brasileira, de acordo com cada programa.
  • Seleção a outros tipos de instituições de ensino superior que não sejam universidades públicas, tais como grandes écoles, universités catholiques, escolas de gastronomia, institutos de ciências políticas, escolas de arte, conservatórios, etc. Verifique em cada instituição.
  • Estudantes titulares de um Baccalauréat français. Verifique sua situação aqui.
  • Aos diplomas BTS (Brevet d’études supérieures), CPGE (Classe Préparatoire aux Grandes Écoles) e MANAA (Mise à niveau en arts appliqués). As candidaturas a essas formações devem ser realizadas por meio do site ParcourSup.

Onde estudar? Como identificar e escolher um curso na França?

Antes de iniciar sua candidatura, é indispensável que você já tenha identificado as instituições que oferecem o(s) curso(s) de seu interesse na França. Para tanto, consulte nossa página 'Encontre sua formação'.

  • 1º ano de Licence – Três candidaturas na mesma área de estudos (Mention)(DAP BLANC).
  • Arquitetura – Duas candidaturas com ordem de prioridade (DAP JAUNE).
  • 2º e 3º ano de Licence ou 1º e 2º ano de Master - até sete candidaturas. 
  • BUT – até sete candidaturas.
  • Réseau Polytech – até 3 candidaturas.

Tutoriais Campus France

Para auxiliar no preenchimento de seu dossiê eletrônico, consulte abaixo:

 

O Guia do candidato traz diversas informações importantes sobre o seu processo, tais como suas responsabilidades, calendário da campanha, lista de documentos necessários e avisos. Leitura obrigatória aos candidatos. 

Tutorial de candidatura: preenchendo minhas informações pessoais

Tutorial de candidatura: preenchendo minha cesta de cursos

Calendário de candidaturas 2026-2027

Em breve

Informações complementares

O calendário acima é válido para a maioria das instituições francesas conectadas à plataforma "Études en France". No entanto, as instituições podem estabelecer prazos diferentes para o cumprimento de todas as etapas da candidatura, bem como podem solicitar o envio de documentos adicionais ou a realização de procedimentos paralelos de candidatura, por isso considere sempre o menor prazo para finalizar seu processo. Também recomendamos a leitura atenta da ficha da formação dentro plataforma e da página da formação no site da universidade. Em caso de dúvidas sobre os pré-requisitos, entre em contato com a instituição de interesse.

Caso você também esteja se candidatando a instituições não conectadas à nossa plataforma, atente-se para possíveis diferenças de calendário e de documentos exigidos. É obrigatório encaminhar um aviso na caixa de mensagens de seu dossiê eletrônico indicando a lista de candidatutras não-conectadas até a data da submissão ou data de validação de seu dossiê por nossa equipe. 

Atenção! Para o DAP Blanc não há distinção entre instituições conectadas e não-conectadas à plataforma "Études en France". Todas as candidaturas passam, obrigatoriamente, pelo procedimento.

A indicação de resposta das formações ocorrerá geralmente até o final do mês de abril. Acesse-o constantemente. 

Verifique a lista de instituições que poderão aplicar exonerações parciais do custo da formação: https://www.campusfrance.org/fr/droits-differencies

Exames de proficiência

Os exames de proficiência do francês que podem ser apresentados na candidatura são: o DELF/DALF, o TCF-TP com prova de expressão escrita. Saiba mais sobre cada exame neste link e entre em contato com a Aliança Francesa mais próxima de sua residência para verificar os prazos de inscrição, datas de realização das provas e obtenção dos resultados.

Idealmente, o resultado do teste de proficiência (attestation de réussite do DELF/DALF ou duplicata do TCF-TP) deve ser apresentado até a data final de submissão do dossiê.

Os candidatos em L1 devem, obrigatoriamente, apresentar o resultado até a data final de submissão do dossiê. Para as candidaturas em L2, L3, M1 e M2, caso não tenha o resultado dos exames de proficiência até o prazo máximo de submissão da candidatura, o candidato pode anexar um comprovante de inscrição na seção de Competências Linguísticas do dossiê eletrônico.

TCF DAP 

O teste TCF-DAP deixou de ser aplicado. Em substituição, é possível apresentar o resultado válido do TCF-TP com prova de expressão escrita obrigatória.
 

Image
PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA VIA ETUDES EN FRANCE
Fluxograma

1) Preenchimento do dossiê de candidatura e primeira submissão

- Crie sua conta na plataforma Études en France. Confira a lista de documentos necessário no Guia do Candidato.

 a) Preenchimento do dossiê eletrônico de candidatura

- Escolha a opção "Sou candidato".

Preencha as informações do dossiê e anexe os documentos solicitados conforme lista de documentos disponível no Guia do Candidato (tamanho máximo de 500kb para cada arquivo).

(1) "Minhas informações pessoais"

(2) "Meu percurso e meus diplomas" 

(3) “Minhas competências linguísticas”

                ¹ Cartas de recomendação e comprovantes de experiências profissionais são opcionais. Se optar por inclui-los, será preciso providenciar as traduções juramentadas dos documentos caso não sejam emitidos na língua de destino. Na plataforma, selecione a opção ‘Outra atividade’.

                ² Somente serão aceitos documentos em inglês ou traduzidos para inglês caso as candidaturas selecionadas sejam exclusivamente para cursos ministrados em inglês.

ATENÇÃO! O TCF-DAP deixou de ser aplicado. Porém,  é obrigatório apresentar um teste de proficiência para as candidaturas em 1º ano de Licence nas universidades públicas francesas e nas escolas de arquitetura (DAP BLANC e JAUNE). Os candidatos poderão apresentar o resultado dos exames TCF-TP com prova de expressão escrita, DELF B2, DALF C1 ou C2.

- Para declaração de estadas na França, você poderá anexar comprovantes (opcional).

- Candidatos ao diploma de arquitetura (DAP JAUNE) independentemente do nível escolhido (Licence ou Master) deverão encaminhar um Portfolio formato A4 de forma virtual conforme indicado no Guia do Candidato.

b) Registro online dos cursos para os quais deseja se candidatar

- Pesquise e selecione os cursos de seu interesse de acordo com o seu projeto de estudos. Assista nosso tutorial, para saber como identificar os cursos de seu interesse e localizá-los na plataforma on-line.

- Escreva seus textos de motivação em francês até 2.500 caracteres (o texto poderá ser escrito em inglês somente se o curso for ministrado em inglês). Consulte o nosso artigo com algumas dicas para redigir a sua motivação.  

- Valide as candidaturas registradas.

- Informe também as suas candidaturas que serão feitas junto às instituições não-conectadas à plataforma Etudes en France.  O aviso deve ser feito por meio da caixa de mensagens de seu dossiê eletrônico. Em caso de admissão de candidaturas não informadas, será obrigatório a realização de um novo dossiê, incluindo o pagamento e entrevista, para o processo pré-consular.

IMPORTANTE! Atente-se para as informações presentes na ficha “Informações sobre o curso”.

c) Submissão de seu dossiê de candidatura ao Campus France

- Clique em “Submeto meu dossiê ao Campus France”. Verifique acima a data limite de submissão de seu dossiê de acordo com o seu projeto de estudos. Após a submissão de seu dossiê de candidatura, você será informado em até um dia útil sobre o pagamento da taxa administrativa Campus France. A solicitação de pagamento não é automática, pedimos a gentileza de aguardar o prazo indicado antes de nos escrever sobre o pagamento da taxa. 

2) Pagamento da taxa administrativa Campus France

- Realize o pagamento da taxa Campus France R$570,00 (sujeito a alteração) em até dois dias úteis de acordo com a forma de pagamento indicada.

- Seu dossiê de candidatura só será avaliado por nossa equipe após a confirmação do pagamento.

3) Revisão e validação do dossiê de candidatura

- Nossa equipe poderá, eventualmente, solicitar correções em seu dossiê. Realize as correções com atenção e submeta novamente seu dossiê para avaliação. Lembre-se: quanto mais correções forem necessárias, mais tempo o seu dossiê permanecerá na etapa da validação.

- Caso você esteja aguardando a recepção de algum documento final, informe o prazo de recebimento pela caixa de mensagens do seu dossiê de candidatura. 

- Lembre-se de informar também as candidaturas externas que esteja realizando por fora da plataforma. Dessa maneira, poderemos confirmar se são candidaturas totalmente desconectadas do procedimento Etudes en France e registrar internamente as informações, antes da sua entrevista.  

- Após a validação de seu dossiê, você será informado sobre o agendamento da entrevista presencial de candidatura que deverá ser realizada unicamente no Brasil, em um dos locais habilitados.

4) Agendamento de sua entrevista presencial de candidatura via Études en France

- Para agendar sua entrevista presencial de candidatura no Brasil, você selecionará o local habilitado e os horários disponíveis diretamente na plataforma. O prazo de realização após a liberação, é de até duas semanas. Entrevistas on-line não são autorizadas.

- Realizada a entrevista, o seu dossiê estará completo e será transmitido para as universidades conectadas de seu interesse.

IMPORTANTE: verifique com os responsáveis pelos cursos de sua seleção (ou Secrétariat do departamento) se haverá necessidade de algum procedimento de candidatura específico a ser realizado paralelamente à candidatura "Études en France". Confirme também se eles determinam algum prazo de finalização diferente dos divulgados acima. As instituições tem autonomia na determinação do processo de admissão, de forma que é muito importante verificar diretamente com as universidades/escolas de seu interesse possíveis especificidades de cada processo.

As instituições responderão no dossiê eletrônico. Não deixe de acompanhar suas candidaturas!

Pedido de visto

As orientações sobre o pedido de visto serão enviadas somente depois receber um aceite e realizar a sua escolha definitiva. Caso você se interesse em obter informações sobre a documentação que deverá providenciar, acesse o site do Consulado de sua circunscrição. 

Recados instituições de ensino superior 2026-2027

Université Paris 2 Panthéon-Assas

A Universidade Paris-Panthéon-Assas decidiu abrir na plataforma "Études en France" apenas as candidaturas para Diplômes Supérieurs d’Université (DSU), bem como para o primeiro ano de Licence (DAP).

Os candidatos internacionais que desejam se candidatar para o segundo ou terceiro ano de Licenciatura (L2/L3) ou para um Mestrado (M1/M2) serão convidados a seguir os procedimentos e os calendários que serão atualizados e publicados nas páginas dedicadas:

Os candidatos a uma L2/L3/M1/M2 não podem adicionar essas formações ao seu carrinho "Études en France" para Paris Panthéon-Assas. No entanto, em caso de admissão, o procedimento Études en France continua sendo necessário na etapa pré-consular ("je suis accepté") para a obtenção do visto.

Recomendamos sempre aos candidatos graduados em Direito que comecem com um Diplôme Supérieur d’Université (DSU) antes de considerar um Master. Aliás, recebemos regularmente estudantes brasileiros em nossos DSUs. No entanto, o DSU está aberto apenas para candidatos titulares de um diploma considerado equivalente a um nível de Mestrado/Master 1. O nível de Licenciatura (bacharelado com duração de 3 anos) não é suficiente para ingressar no DSU. Aceitamos em nossos DSUs candidatos titulares de um Bacharelado em Direito.

Em caso de dúvidas, a instituição solicita o contato direto com o setor de admissões.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir