Ano letivo 2021-2022: candidaturas abertas para estudar na França com bolsa de estudos

Estudantes

Bolsas de exoneração parcial das anuidades serão atribuídas pela Embaixada da França no Brasil e universidades francesas

As candidaturas para universidades francesas no ano letivo 2021-2022 já estão abertas! Os brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil interessados em fazer uma graduação ou pós-graduação na França já podem enviar suas candidaturas por meio do site do Campus France Brasil. O sistema permite que o candidato escolha mais de uma opção de curso, em instituições públicas ou privadas, o que aumenta as suas chances de aprovação. Normalmente, cerca de 80% dos dossiês finalizados recebem ao menos um aceite da parte das universidades francesas

Para participar do processo seletivo, é preciso criar um dossiê eletrônico com informações sobre seus percursos acadêmico e profissional, além de motivação e outros anexos. 

Para ingresso no 1º ano da graduação, o candidato pode indicar até 3 cursos diferentes e a data limite para envio do dossiê é 15 de janeiro. Para ingresso no 2º ou 3º ano da graduação ou no Master, é possível indicar até 7 cursos diferentes e os dossiês devem ser enviados até 4 de março. As informações detalhadas sobre a quantidades de cursos que podem ser indicados, o calendário e o processo de candidatura estão disponíveis no site do Campus France Brasil.

Universidades públicas e benefícios para brasileiros

Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. Segundo dados da Unesco, a França é o 5º país do mundo que mais acolhe estudantes internacionais.

O custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 a 3.770 euros anuais. Nos estabelecimentos privados, o custo pode variar entre 5.000 e 16.000 euros por ano.

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Bolsas Bienvenue en France e exonerações parciais das universidades

Ao realizar a candidatura através da plataforma do Campus France Brasil, os candidatos já concorrem, automaticamente, a bolsas de exoneração parcial das taxas anuais. Com o benefício, as taxas caem de 3 a 4 mil euros por ano a, no máximo, 243 euros por ano. Essas bolsas são concedidas pela Embaixada da França no Brasil (Bolsa Bienvenue en France) ou pelas próprias universidades francesas.

No ano letivo 2020-2021, que iniciou em setembro de 2021, quase 50% dos estudantes aprovados pelas universidades receberam uma das duas bolsas de exoneração parcial da anuidade.

Informações

O Campus France conta com cinco escritórios espalhados pelo Brasil. Os escritórios oferecem atendimento gratuito via e-mail, Skype ou pela própria caixa de mensagens do dossiê eletrônico. Descubra qual é o seu escritório e como entrar em contato neste link

Crie o seu dossiê aqui.
Saiba mais sobre as candidaturas via Campus France.
Descubra como encontrar a sua formação neste link
Mais informações sobre os exames de proficiência aqui.
E bolsas de estudos neste link.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 03/11/2020 à 15:41*
Atualizado em 03/11/2020 à 18:41*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités