DYCLAM + : Master Erasmus Mundus em memória, patrimônio e conflitos

Estudantes

O programa é baseado na parceria de quatro universidades europeias e tem o objetivo de promover patrimônios compartilhados e duráveis na Europa e no mundo

A globalização, a intensificação da migração humana e o aumento do fluxo turístico são elementos que tornaram necessária a criação de uma cultura patrimonial no mundo. O patrimônio é uma importante questão geopolítica, e, cada vez mais, são necessários profissionais capazes de entender as consequências da globalização e repensar as políticas de valorização e gestão de patrimônio.

Pensando nessa necessidade emergente, foi criado o DYCLAM + (Dynamics of cultural landscape, Heritage, Memory and Conflictualities), Master Erasmus Mundus que propõe uma especialização completa em gestão patrimonial. O programa surgiu por meio de uma parceria firmada entre quatro universidades europeias, sendo uma portuguesa, uma romena e uma italiana, além da Université Jean Monnet de Saint Étienne, instituição francesa. 

O DYCLAM + tem duração de dois anos, sendo proposto que cada um dos quatro semestres seja cursado em uma universidade diferente. O primeiro acontece na França, o segundo em Portugal e o terceiro na Romênia. O quarto semestre consiste em uma profissionalização na Itália ou em uma das 14 instituições parceiras do curso, incluindo a Universidade de São Paulo (USP).

O programa visa oferecer uma especialização que combina conhecimentos de diversas áreas, como história, direito e administração, dando ao aluno um vasto domínio sobre a gestão responsável e durável de patrimônios. O contato com várias universidades diferentes também é uma oportunidade que faz com que o DYCLAM + seja um Master único, oferecendo várias perspectivas profissionais ao redor do mundo.
 

Bolsas e candidaturas

Os alunos do Master DYCLAM+ podem aplicar a uma Bolsa Erasmus Mundus, que cobre todas as taxas acadêmicas relativas ao curso e concede uma ajuda de custos no valor de mil euros mensais durante 24 meses. Além disso, é oferecida uma quantia anual para ajudar a cobrir despesas com locomoção e alojamento dos estudantes. Essa quantia depende do local de residência do estudante, podendo variar entre mil e quatro mil euros. Outras bolsas também aplicam-se ao programa.

As candidaturas ao Master DYCLAM + estão abertas e vão até o dia 25 de março de 2020. Podem candidatar-se estudantes graduados em cursos de graduação nas mais diversas áreas, como ciências humanas e sociais, ciências da natureza, arquitetura, direito, física, geopolítica, química, turismo, artes, paisagismo, engenharia, design, entre outras. Todos os detalhes sobre a candidatura, incluindo a lista de documentos necessários, podem ser encontrados clicando aqui.

Para mais informações, acesse o site do Master DYCLAM + ou contate o responsável pela formação, Thomas Curthelet, através do email: t.curthelet@univ-st-etienne.fr

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 11/03/2020 à 18:36*
Atualizado em 11/03/2020 à 18:52*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités