FAQ: Ano letivo 2020-2021

Principais dúvidas sobre o próximo ano letivo na França e os impactos gerados pela crise sanitária do novo coronavírus.

Questões Gerais

A França receberá estudantes estrangeiros em setembro?

A França e os estabelecimentos de ensino superior acolhem, há muito tempo, estudantes do mundo inteiro. Essa tendência deve aumentar nos próximos anos, graças à estratégia de atratividade Bienvenue en France. A França recebeu, em 2019, 358 000 estudantes internacionais, ou seja, 12 % do total de estudantes no país – além dos 40% de doutorandos estrangeiros. A atual pandemia não coloca em questão o desejo dos estabelecimentos franceses em receber – e receber bem – os estudantes estrangeiros no próximo ano letivo.

Até o momento, a abertura de fronteiras, a emissão de vistos e os voos internacionais dependem não somente da evolução da crise sanitária, como também das decisões do governo francês frente à situação.

O início do ano letivo em setembro está, até o momento, mantido para as datas previstas. Se a crise sanitária, eventualmente, se prolongar, os estabelecimentos de ensino superior poderão flexibilizar a data de início das aulas e/ou estabelecer, especialmente para os estudantes internacionais, aulas à distância no início do ano letivo ou ao longo do primeiro semestre. 

As instituições de ensino superior aplicarão anuidades diferenciadas para os estudantes internacionais não-europeus no próximo ano letivo?

A portaria e o decreto do dia 19 de abril de 2019 determinaram taxas anuais diferenciadas para estudantes não-europeus em universidades e outras instituições dependentes do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e da Inovação. Ainda assim, é possível concorrer a exonerações pontuais das universidades e da Embaixada da França.

Como as universidade informarão sobre as exonerações?

As respostas das universidades serão comunicadas através do próprio dossiê de candidatura, conforme o calendário.
 
Se um estudante admitido para o ano letivo 2020-2021 não puder ir à França, sua candidatura pode ser mantida para o próximo ano?

Os estabelecimentos de ensino superior estão cientes do contexto difícil e examinarão as demandas individualmente, com flexibilidade e dentro do interesse do estudante. Cabe ao estudante solicitar a universidade nestes casos. De todo modo, existe uma reflexão em torno da possibilidade de continuidade do percurso acadêmico, mesmo que à distância.

Como a França está atuando no combate ao novo coronavírus?

A pesquisa francesa, através dos estabelecimentos de ensino superior, laboratórios e organismos de pesquisa (sistema hospitalar universitário, Instituto Pasteur, IRD, ANRS, Inserm, entre outros), está mobilizada para lutar contra a propagação do novo coronavírus e descobrir uma vacina para a COVID-19. A França desbloqueou, a caráter de emergência, mais de 70 milhões de euros para financiar a pesquisa contra a epidemia e ainda participa dos esforços de pesquisa conjuntos da Europa.

O ministério da Europa e de Relações Exteriores está presente, há anos, no mundo inteiro através do IRD, da rede internacional de Institutos Pasteur e da ANRS, através de recursos humanos. O ministério complementa o seu suporte, neste ano, através de fundos específicos para a luta contra o novo coronavírus nos países do Sul, sobretudo através de ajudas e empréstimos da AFD. Em toda a França, cerca de 50 equipes de pesquisa trabalham atualmente na luta contra o COVID-19.

Os contratos de doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores, engenheiros e técnicos sob contrato de duração determinada engajados em projetos de pesquisa no momento da crise sanitária atual poderão ser prolongados por até um ano.

O processo de candidatura "Études en France"

O espaço Campus France Brasil está fechado. Como contatar a equipe, enviar meu dossiê e/ou receber informações sobre o meu dossiê de candidaturas?

Respeitando as recomendações de distanciamento social, a equipe do Campus France Brasil segue trabalhando à distância durante todo o período da pandemia. As dúvidas podem ser tiradas através da caixa de mensagens do dossiê, e-mail e atendimentos via Skype, que devem ser agendados através do dossiê eletrônico. Neste link, é possível acessar o contato de cada um dos escritórios espalhados pelo Brasil.

Para candidaturas em curso, é recomendado o contato através da caixa de mensagens do dossiê eletrônico.

O que fazer em caso de entrevistas agendadas se os escritórios estão fechados?

Todos os atendimentos sobre dúvidas ou entrevistas de candidatura estão sendo realizadas à distância, via Skype. 

Eu desisti do meu projeto de ir à França. Posso solicitar o reembolso da taxa do meu dossiê Campus France?

Não é possível solicitar o reembolso das taxas do dossiê. Todos os candidatos, no ato do pagamento, são informados de que as taxas não são reembolsáveis, assim como não são garantia de admissão na universidade ou emissão de visto de estudante.

Testes de língua

Quando poderemos realizar os testes de francês (TCF, DEL, DALF)?

Para acompanhar o seu dossiê de candidatura, você poderá entrar em contato com o agente responsável de seu processo por meio da caixa de mensagens de seu dossiê eletrônico. Além disso, é importante consultar as universidades escolhidas para verificar as alternativas de apresentação do teste ou novos prazos. Algumas universidades estão prevendo reforço de curso de francês no início do ano letivo e outras flexibilizando o nível de francês do candidato e considerando outros elementos do dossiê.

Vistos e os titres de séjour

Tenho um visto de court séjour que vai expirar e não posso deixar a França. O que devo fazer? 

Se você está na França com um visto de court séjour que vai expirar e não pode retornar ao seu país de origem, seja pela proibição de entrada proveniente da França devido às questões de ordem sanitária, seja pela interrupção das linhas aéreas, você pode, em caso de urgência justificada, beneficiar de uma prorrogação do visto de court séjour (limitado a 90 dias) ou de uma autorisation provisoire de séjour. Para isso, você deverá se apresentar à la Préfecture do seu local de residência.

O meu titre de séjour expirou, eu não consegui me apresentar na Préfecture e ela está fechada. O que devo fazer para evitar irregularidades?

A validade dos titres de séjour, os vistos de long séjour ou de récépissés de renouvellement de titre de séjour que expiram entre o 16 de março de 2020 e o 15 de maio de 2020 serão prorrogados automaticamente por 6 meses.

Os serviços consulares franceses estarão reabertos e prontos para responder rapidamente os pedidos de visto VLS-TS a partir do mês de junho de 2020? 

Não temos uma resposta neste momento. Os consulados informarão os espaços Campus France em tempo real.

Devido à mudança do calendário e à decisão tardia de admissão (no mais tardar dia 6 de julho), terão os estudantes tempo suficiente para preparar a sua partida para França (visto, alojamento)?

Os estudantes deverão contactar o seu estabelecimento de ensino para avaliar as modalidades de chegada e do início do seu semestre. Alguns estabelecimentos preveem mudanças na data de início das aulas/do ano letivo e/ou aulas/ensino por videoconferência no início do ano ou no primeiro semestre se a mobilidade revelar-se difícil.

Bolsas de estudos

As bolsas de excelência do Governo francês (BGF) serão concedidas este ano?

A França deseja sempre acompanhar os melhores estudantes internacionais em seus estudos na França.

As bolsas serão mantidas mesmo no caso de uma mudança no início do ano letivo? 

As bolsas já concedidas serão mantidas para os estudantes beneficiados que deverão estar em curso universitário e em conformidade com as exigências do programa de bolsa.

Quando os resultados da bolsa Eiffel serão divulgados?

Os resultados da bolsa Eiffel estão disponíveis no site do Campus France.

As bolsas aos estudantes de doutorado serão mantidas?

As bolsas de doutorado serão mantidas mesmo em caso de uma chegada tardia ao território francês, podendo sofrer eventual alteração em sua vigência. 

O programa MOPGA será mantido? 

O programa MOPGA será mantido. O prazo de candidatura foi alterado para a seguinte data:

  • 5 de julho para o programa MOPGA nível PostDoc

Você encontrará todas as informações necessárias para candidatura no site do Campus France Brasil.

Início do ano letivo 2020-2021

Minha universidade sendo fechada, como fazer se for aceito na França em um nível superior e se eu não puder validar meu nível atual?

É provável que sua universidade também esteja se adaptando à situação atual. Se você não conseguiu validar seu diploma, poderia solicitar um adiamento da admissão na universidade francesa que o admitiu. Essas decisões são tomadas caso a caso pelas instituições francesas. 

O inicio do ano letivo de setembro será mantido?

Atualmente, o início do ano letivo em setembro  de 2020 está mantido. No entanto, caso a crise em relação ao COVID-19 persista, é provável que as instituições francesas adotem maior flexibilidade na data do início do ano letivo.

Algumas instituições planejam, se for necessário, estabelecer retornos diferenciados e/ou aulas à distância no início do ano ou no primeiro semestre, em caso de dificuldade de mobilidade, para diversas formações.

Mais informações serão divulgadas até 15 de junho para os candidatos DAP e 6 de julho para os candidatos em Master e Licence (L2 e L3).


No caso de emissão tardia do meu visto, as universidades poderiam autorizar uma chegada atrasada? 

Para verificar a possibilidade de chegada em atraso, será necessário entrar em contato diretamente com a universidade. É provável que elas sejam mais flexíveis por conta da crise sanitária. É possível que algumas aulas importantes sejam garantidas à distância no caso da chegada atrasada.

Teremos cursos on-line no início do ano letivo?

As instituições francesas se adaptaram ao ensino à distância por conta da crise. Se o início do ano acadêmico for adiado e/ou alguns estudantes internacionais não chegarem para o início das aulas, as instituições têm a possibilidade técnica de estabelecer cursos a distância no começo do semestre e/ou até a chegada dos estudantes internacionais.

Moradia

Como solicitar a acomodação CROUS para estudantes internacionais?

A solicitação de acomodação CROUS para estudantes internacionais será feita on-line por meio da plataforma trouverunlogement.lescrous.fr a partir do dia 9 de julho de 2020. 

As acomodações estarão disponíveis em setembro de 2020 e também em janeiro de 2021.

Acesse o artigo sobre acomodação no site internacional da Campus France, recentemente atualizado, que resume o procedimento a ser feito. 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 30/04/2020 à 23:27*
Atualizado em 21/05/2020 à 19:30*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités