Governo francês oferece ajuda financeira extra aos estudantes em situação de precariedade

Dentro do contexto de acompanhamento dos jovens menos favorecidos durante a crise sanitária, foi anunciado um novo apoio financeiro de 200 euros para amparar essa população

No dia 4 de maio de 2020, Édouard Philippe, o primeiro-ministro francês, anunciou a criação de uma nova ajuda financeira aos jovens da França em situação de precariedade. O auxílio terá o valor fixo de 200 euros por pessoa e ajudará cerca de 800.000 jovens, dentre os quais cerca de 400.000 são estudantes.

A decisão foi tomada face à situação particularmente vulnerável na qual se encontram os estudantes no contexto da crise sanitária, ligada principalmente à perda de empregos ou estágios remunerados durante o período de isolamento social. Isso faz com que esses jovens enfrentem ainda mais dificuldades financeiras e sociais, como destacou o Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e da Inovação. 

O auxílio deve atender principalmente os estudantes em formações iniciais inscritos em um estabelecimento de ensino superior (incluindo os estudantes de BTS, bolsistas ou não), que sofreram uma queda de recursos financeiros após perderem um estágio remunerado ou um emprego (a partir de 32 horas por mês, o que equivale a 8 horas por semana).

O ministério informou que os estudantes necessitados deverão preencher um formulário disponível a partir do dia 12 de maio no site etudiant.gouv.fr para que o recebimento do benefício aconteça o mais rapidamente possível.

 

Um novo benefício para complementar outros apoios aos estudantes

Essa nova ajuda financeira, de 200 euros pagos em uma única parcela, surge em complemento a outros dispositivos e financiamentos oferecidos pelo governo francês desde o início da crise sanitária. É o caso dos mercados solidários, auxílios alimentação e vales voltados à compra de materiais de informática para os estudantes, que foram implementados pelas instituições de ensino e pelos CROUS. 

Toda a comunidade ligada ao ensino superior francês, incluindo instituições de ensino, associações, equipes pedagógicas e CROUS também encontra-se mobilizada para ajudar os estudantes, desde o início da pandemia de Covid-19. 

Os CROUS, por exemplo, multiplicaram as iniciativas solidárias no território francês. Além da implementação das medidas governamentais já citadas, para garantir a alimentação e bem-estar dos estudantes, está sendo feito um acompanhamento de inúmeras iniciativas locais implementadas em cada região do país.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 18/05/2020 à 17:27*
Atualizado em 18/05/2020 à 17:31*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités