
Nove instituições francesas entre as "universidades mais internacionais"
A Times Higher Education (THE), revista britânica especializada, publicou seu ranking das "universidades mais internacionais do mundo". Enquanto Hong Kong reivindica pela sexta vez o título de universidade mais internacional do mundo, a França possui 9 instituições classificadas, 4 no Top 100 e 5 no Top 200.
Segundo o THE, "as universidades, por sua natureza, são instituições globais", abrigando "comunidades de estudantes e acadêmicos de todo o mundo". Um fato objetivo que não impede o jornal britânico de querer definir essa "globalidade" e classificar essas instituições de acordo com vários critérios. Eles são quatro: a proporção de pessoal internacional, a proporção de estudantes internacionais, a proporção de co-autores internacionais em publicações de pesquisa e "a reputação internacional" da instituição. Essa parte da nota é obtida por meio de uma pesquisa anual na qual o THE "pede a acadêmicos eminentes que nomeiem as melhores universidades do mundo em termos de ensino e pesquisa em suas áreas".
Quatro instituições francesas no Top 100
O ranking internacional das universidades mais internacionais inclui um total de 203 instituições. Destas, 65 são europeias e nove são francesas.
No Top 100 deste ranking, a França possui quatro instituições:
- Institut Polytechnique de Paris (44º lugar mundial, 1º lugar francês), que recebe anualmente 8.500 estudantes e tem 35% de estudantes internacionais em seu campus perto de Paris.
- Sorbonne Université (77º), universidade pública em Paris, oficialmente criada em 2018 pela fusão de duas universidades.
- PSL - Paris Sciences et Lettres (84º), uma "universidade de pequeno porte", no coração de Paris, com 17.000 estudantes e 2.900 pesquisadores.
- Université Paris-Saclay (90º), cuja história remonta a 1150, tornando-se em 2019 a Université Paris Saclay, que reúne nove instituições de ensino superior e um polo de empresas em um campus com alta intensidade de pesquisa.
Cinco instituições no Top 200
Além do Top 100, a França possui cinco outras instituições distribuídas em todo o país:
- Université de Toulouse (101º lugar), fundada em 1229, é hoje uma "universidade federal com 100.000 estudantes em 14 instituições".
- Aix-Marseille Université (102º), "universidade pública de pesquisa com origens em 1409", é atualmente "a maior universidade francófona em termos de número de estudantes, atualmente em 750 milhões de euros".
- Université Paris Cité (113º), localizada no coração de Paris, com "mais de 14 campi e instalações de pesquisa", é "uma das universidades francesas de pesquisa mais prestigiosas, reconhecida internacionalmente por sua excelência em pesquisa".
- Université Grenoble Alpes (117º), criada em 1339, possui hoje 59.000 estudantes, incluindo 10.000 estrangeiros de 160 nacionalidades.
- Ecole normale supérieure de Lyon (130º), fundada em 1880, é "uma das quatro écoles normales supérieures de France, uma instituição líder em pesquisa".
Sobre o mesmo assunto
Notícias recomendadas

