Veja o passo a passo para estudar na França

Inscrições para graduação e pós-graduação podem ser feitas pelo Campus France Brasil


Você quer estudar na França, mas não sabe por onde começar a buscar informações? No Campus France Brasil, a agência oficial para promoção do ensino superior francês, acolhimento e mobilidade internacional, você encontra todas as informações necessárias. 

Depois das primeiras pesquisas, o processo pode parecer complicado. Mas não tenha medo: siga nosso passo a passo, e, quando você menos esperar, será hora de fazer as malas!

1) Escolha o curso que quer fazer

Aqui no site do Campus France Brasil, você encontra todas as informações sobre os estudos na França - incluindo motivos para estudar no país europeu, detalhes sobre os cursos e diplomas e a vida estudantil. Na nossa homepage, é possível acessar catálogos de cursos, na chamada "Qual formação você procura?". A pesquisa pode ser feita por nível de estudo (graduação, pós-graduação e doutorado) e área de interesse. Existem catálogos específicos para cursos ministrados em inglês e cursos na área de artes.

O catálogo de cursos, atualizado pela equipe do Campus France Paris, tem versões em francês e inglês. Lá, você encontra informações sobre os critérios para admissão dos alunos, as pesquisas realizadas em cada unidade, os financiamentos disponíveis e como entrar em contato com as instituições.

2) Prepare sua candidatura

O segundo passo é entrar nos sites das universidades e escolas para buscar qualquer tipo de informação complementar – inclusive para confirmar o início do ano letivo ou do curso escolhido. É importante lembrar que os prazos para candidatura e matrícula variam de acordo com o nível de estudo e as instituições francesas.

As instituições francesas possuem departamentos de Relações Internacionais, que orientam os estrangeiros interessados em intercâmbios. Você pode procurá-los caso tenha dúvidas.

3) Caso necessário, faça um dos testes oficiais em francês

Para fazer a inscrição em uma universidade francesa, normalmente é necessário apresentar a comprovação do acesso a um curso superior realizado no Brasil ou seu último diploma. Além disso, também é preciso se comunicar em francês. Por isso, o aluno deve ter um diploma de proficiência. As instituições de ensino superior costumam pedir o nível B2 – que equivale ao nível intermediário, quase avançado.

Nas unidades da Aliança Francesa, é possível fazer cursos de francês e os testes oficiais exigidos pelas universidades. Os diplomas oficiais de proficiência são : TCF (Test de Connaissance du français), DELF (Diplôme d'Etudes en Langue Française) ou DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française). Saiba mais sobre os testes de proficiência aqui.

4) Inscreva-se no Campus France Brasil

Depois que você escolheu seu curso e já providenciou o diploma de proficiência, é hora de começar a sua candidatura pelo Campus France Brasil. A maioria das universidades francesas é ligada à plataforma Études en France, que pode ser acessada por meio da nossa homepage (chamada "crie/acesse seu dossiê"). Ou seja: você monta o dossiê e manda os documentos e cartas de motivação por meio do site. Ao fim do período de candidatura, você deve passar por uma entrevista presencial. Depois, os responsáveis pela seleção dos candidatos das universidades e instituições francesas vão acessar o seu dossiê e enviar a resposta.

Há vídeos e informações sobre a inscrição on-line aqui no site do Campus France Brasil e nas páginas das redes e mídias sociais. Se por acaso o estudante precisar de mais informações, a equipe Campus France Brasil pode atendê-lo e tirar as dúvidas. No dossiê de candidatura, há uma caixa de mensagens personalizada para contato (aba "Ma messagerie").

As candidaturas para o próximo ano letivo, que começa em setembro de 2019, estão abertas. Acesse todas as informações e prazos aqui.

5) Solicite seu visto de estudante

Para realizar um curso de mais de 90 dias na França, é necessário ter um visto de estudante. Então, depois de ser aceito (a) pela universidade e ter o dossiê validado pelo Campus France, é necessário procurar o Consulado francês da sua circunscrição.

Com esse tipo de visto, é permitido trabalhar 87,5 horas por mês. Saiba mais aqui.

Ficou com dúvidas? O Campus France Brasil oferece atendimento presencial e por Skype em todos os escritórios, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Saiba como agendar um horário no site.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 14/12/2018 à 18:19*
Atualizado em 14/12/2018 à 18:45*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités