Escolas de arquitetura mantêm anuidades em 2019-2020

Segundo o Ministério da Cultura, as taxas para estudantes estrangeiros de arquitetura não serão afetadas pela reforma do ensino superior francês

As anuidades para estudantes estrangeiros nas Écoles Nationales Supérieures d'Architecture (ENSA) permanecem as mesmas no ano letivo 2019-2020. Por estarem sob tutela do Ministério da Cultura, as ENSA não são sujeitas à nova medida anunciada pelo primeiro-ministro francês em 19 de novembro, que prevê taxas diferenciadas para estudantes não europeus a partir de setembro de 2019.

As taxas atuais das ENSA, que variam de 400 a 900 euros por ano, continuarão valendo para todos os estudantes de arquitetura. Estudantes de Licence Professionnelle, Master co-accrédité ou doutorado podem ser afetados pelas novas medidas, dependendo das convenções firmadas entre as universidades.

Veja aqui a lista das escolas e saiba mais sobre a formação de arquitetura neste link.

Candidaturas

Para se candidatar a uma escola de arquitetura francesa nos níveis licence (1º ciclo), master (2º ciclo) e HMNOP (apenas para quem já é titular do Diplôme d’état d’architecte), o estudante estrangeiro deve passar pelo processo seletivo DAP Jaune, que pode ser realizado até 31 de janeiro pela plataforma Campus France.

Se você tem interesse em participar da campanha DAP Jaune, fique atento ao calendário de exames de proficiência. O bom nível de francês dos candidatos é obrigatório e deve ser comprovado pelo TCF-DAP, que está com inscrições abertas até 10 de janeiro na Aliança Francesa. Estão dispensados do TCF-DAP apenas os candidatos que já possuem o DELF (B2) ou o DALF (C1/C2). Não será aceita a sessão de fevereiro do DELF B2 para o processo DAP.

Para ver toda a documentação necessária para o DAP Jaune, acesse o Guia do Candidato.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 08/01/2019 à 19:16*
Atualizado em 09/01/2019 à 15:16*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités